sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

A primeira versão de desenvolvedor do Android 12 foi lançada ontem

A primeira prévia do Android 12 foi lançada ontem com mais mudanças do que muitos esperavam. Confira abaixo um resumo delas.   

fonte: Android Police

O Android 12 Developer Preview foi lançado ontem! Rompendo com o cronograma esperado, a Google acaba de lançar nossa primeira amostra da próxima versão do Android, disponível agora para a série Pixel 3, série 3a, série Pixel 4, série Pixel 4a e o solitário Pixel 5. Os alvos deste lançamento são os desenvolvedores que também podem ativar o Android 12 por meio do emulador do Android Studio.

Como de costume, a Google lançou um changelog principalmente centrado no desenvolvedor com seu anúncio. Embora grande parte disso tenha a ver com coisas como APIs, atividades e serviços, existem alguns destaques que valem a pena apontar:

  • Ajustes da interface de notificação: com base nas mudanças no Android 11, o Android 12 afirma oferecer um design de notificação que é "mais moderno, fácil de usar e mais funcional", além de animações e transições aprimoradas. Isso inclui um ajuste para adiar notificações, um experimento que desativa o meio-golpe. No entanto, mudanças mais substanciais não parecem estar ativas (ainda).
  • Notificações mais rápidas: o Google está ajustando a forma como os desenvolvedores podem chamar atividades por meio de notificações, e a diferença voltada para o usuário deve significar que eles abrirão muito mais rápido - embora os aplicativos precisem ter como alvo o Android 12 antes que isso seja estritamente aplicado.
  • Melhor suporte para conteúdo rico: uma nova API unificada permite que você extraia conteúdo de uma área de transferência, teclado ou até mesmo simplesmente arraste e solte. Há mais do que isso, mas, em resumo, os usuários podem mover conteúdo como fotos ou vídeos entre aplicativos com ainda mais facilidade no Android 12.
  • Tátil ligada ao áudio: o Android 12 permite "feedback tátil de áudio acoplado". A descrição e os exemplos não são tão claros quanto poderiam ser, mas parece que seu dispositivo será capaz de "reproduzir" a sensação tátil gerada dinamicamente com base no som em certas circunstâncias.
  • Melhor navegação por gestos no modo imersivo: a Google tentou o seu melhor com o Android Q, mas uma mudança no sistema de navegação por gestos em visualizações em tela inteira está chegando. Os aplicativos podem precisar ser atualizados para suportá-lo, mas antecipe a necessidade de apenas um toque em vez de dois para sair daquela visualização.
  • Transcodificação HEVC e HDR: o Android 12 permitirá que os aplicativos funcionem com o novo formato, mesmo que não os suportem diretamente, convertendo entre HEVC ou HDR e AVC em tempo real, e é fácil para os desenvolvedores implementar. Para você, isso significa menos problemas de reprodução de conteúdo gravado em outros dispositivos.
  • Suporte para imagem AVIF: o Android 12 adiciona suporte para o novo formato de contêiner, que pode atingir uma qualidade superior em tamanhos menores em comparação com os formatos mais antigos.
  • Novos módulos da linha principal: o Android Runtime está se tornando um módulo da linha principal, como esperado, mas a nova funcionalidade de transcodificação também é um módulo da linha principal. O efeito: a Google pode atualizar ainda mais coisas do sistema por meio da Play Store, ajudando seu dispositivo a durar mais e permanecer seguro.

Algumas alterações direcionadas à segurança e privacidade, como alguns ajustes de cookies para WebView, restrições de MAC e controles para identificadores de dispositivo, também estão incluídos. Curiosamente, a Google não menciona os indicadores de microfone e câmera que foram vazados. Eles podem não estar habilitados nesta versão, podem estar ocultos ou podem apenas ter escapado do anúncio. 

Destacando algumas das mudanças que descobrimos que a Google não mencionou:

  • Modo com uma mão: é desativado por padrão, mas a Google está trabalhando nisso.
  • O novo visual azul: o Android 12 tem uma coisa toda azul bebê nas configurações.
  • Limites para os quais aplicativos podem mostrar controles de mídia em Configurações rápidas: Se você não quiser que um aplicativo específico possa sobrecarregar seu painel de Configurações rápidas, você pode desabilitar individualmente essa permissão para eles.
  • Um botão SOS de emergência: muito parecido com o recurso do iOS, você pode pressionar rapidamente o botão liga/desliga para acionar um modo de emergência que faz uma chamada de emergência.
  • Melhor soneca de notificação: agora está apenas a um toque de distância.
  • Um editor de captura de tela melhor: muito mais ferramentas para marcar uma captura de tela depois de tirá-la, incluindo texto e adesivos de emoji.
  • "Redirecionar vibração" para controladores de jogo: leve o ruído do dispositivo para o controlador de jogo externo. Ainda não parece funcionar, mas a configuração está lá e está rotulada.
  • Deslize para dispensar as capturas de tela: mais fácil do que acertar aquele X minúsculo, embora você ainda possa esperar.
  • Novos botões de alternância maiores e mais ousados ​​em alguns pontos: exibindo um segundo ícone para que você tenha a certeza de que estão ativados ou desativados, o A12 tem um novo botão de alternância que aparece nas configurações de tipo de cabeçalho para ativar e desativar categorias no Android 12.
  • Imagens de rolagem: elas estão escondidas, estão quebradas, mas finalmente estão aqui.
  • Nearby Share para senhas de Wi-Fi: você não precisa divagar essa sequência de caracteres ou tentar compartilhar um código QR de maneira desajeitada, basta enviá-lo sem fio, cortesia do Nearby Share.
  • Sinais de um redesenho: "Casa sedosa" dá ao menu de configurações do Android 12 uma aparência totalmente nova inspirada em One UI, embora seja um recurso oculto que você precisa habilitar com um comando ADB por enquanto.

Há também uma nova mudança em como os serviços de primeiro plano podem ser iniciados, que pode ter implicações significativas que precisaremos aprofundar mais. No entanto, parece que a Google está fazendo o que pode para minimizar quaisquer efeitos prejudiciais.

fonte: Android Police 

Para desenvolvedores: as alterações voltadas para o aplicativo atualmente são ativadas no Android 12, dando a você mais tempo para fazer alterações. Muitos deles também podem ser alternados nas opções do desenvolvedor ou ADB, caso você precise solucionar qualquer uma das novas alterações ou examinar seu efeito individualmente. Como de costume, mais interfaces não públicas de APIs/não SDK estão sendo bloqueadas no Android 12, portanto, certifique-se de verificar a lista completa se estiver preocupado com qualquer coisa que seu aplicativo possa estar usando. O marco final de estabilidade da plataforma está definido para agosto, então você tem até lá antes que as APIs e os comportamentos sejam gravados em pedra na versão final.

fonte: Android Police 

Eis a programação completa para o lançamento lento do Android 12: três pré-visualizações estão planejadas (duas, contando a atual), mais quatro betas. Também podemos obter uma "versão candidata a lançamento" - a Google a menciona em uma lista, mas não está incluída na imagem acima.

O Android 12 Developer Preview também está disponível para Android TV, por meio do dispositivo de desenvolvedor ADT-3. E essa versão não traz apenas mudanças de sistema relacionadas ao ATV, os desenvolvedores também podem conferir a experiência do Google TV no novo Chromecast com Google TV.

Este primeiro lançamento de amostra é grande  e explicitamente não é para consumidores em geral, visando apenas desenvolvedores. Pedimos à maioria de nossos leitores que aguardem uma análise antecipada antes de baixar essa versão esperem pelo menos até o DP2 (se não os últimos lançamentos beta mais estáveis)

fonte: Android Police via Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google