quarta-feira, 10 de junho de 2020

Novidades no Chrome: Query tiles ou Bloco de consultas com imagens

A Google está testando no Chrome os 'Query tiles' ou 'blocos de consulta' para ajudar o usuário para iniciar uma pesquisa rápida em qualquer guia. Eles são como atalhos de pesquisa mas com imagens.

fonte: Android Police
A equipe do Chrome está sempre testando novas maneiras de exibir conteúdo para o usuário ou acelerar sua pesquisa quando se abre uma nova guia. Ao longo dos anos, vimos favoritos, downloads, descobrir conteúdo, jogos, principais sites e muito mais, aparecerem nesta página anteriormente vazia e agora vimos outra experiência chamada "Query tiles".

Os Query tiles são atalhos de pesquisa com imagens, que permitem obter notícias de esportes ou procurar receitas vegetarianas tocando em alguns quadrados, em vez de perder tempo digitando palavras na barra de pesquisa do Google. Nos EUA, são oferecidas 13 categorias de primeiro nível: Notícias, Filmes, Receitas, Moda, Música, Saúde, Eletrônica, Programas de TV, Esportes, Astrologia, Educação, Investimento e Automóvel. Tocar em cada uma delas revela algumas subcategorias, como Covid-19 em notícias, ou videogames em eletrônica.

Esquerda: Primeiro nível de blocos. Direita: segundo nível de subcategorias em "Notícias", fonte: Android Police
Quando se faz uma seleção, uma pesquisa no Google é iniciada com as palavras-chave lado a lado que foi escolhida. Nos dois exemplos abaixo, pode-se ver dois comportamentos diferentes do recurso. À esquerda, escolhendo os blocos "Programas de TV" e depois "Comédia" e a pesquisa é realizada imediatamente assim que se toca no segundo bloco - rápido e eficiente. À direita, é escolhida "Receitas" e depois "Biryani", mas parece ser oferecida a opção de editar a pesquisa antes de enviá-la - mais personalizável. Uma bandeira controla o comportamento e pode-se escolher qual funciona melhor para o usuário.

Esquerda: sinalizador de edição de consulta desativado. Direita: Edição de consulta ativada, fonte: Android Police
o momento, os blocos estão disponíveis no Chrome Dev e Canary, mas provavelmente chegarão ao Beta e ao Stable nas próximas versões. Para ativar o experimento, você precisa ir em chrome://flags e procurar por "Query tiles". Vários sinalizadores estão vinculados ao recurso e, na primeira vez você terá que ativar quase todos e reiniciar o navegador duas vezes para fazê-los funcionar. No começo vai parecer muito complicado, mas depois de alguns dias e algumas atualizações do navegador, ele parece mais estável e fluido e não exige mais que todos os sinalizadores sejam ativados.

Esquerda: você precisa ativar vários sinalizadores de "bloco de consulta". Direita: escolha o país do conteúdo, fonte: Android Police
Abaixo está a lista de sinalizadores associados ao recurso, juntamente com uma explicação de cada um:
# query-tiles: ativa os blocos na nova página da guia.
# query-tiles-omnibox: ativa os blocos abaixo da omnibox, seja em uma nova página de guia ou sempre que você clicar na barra de URL em qualquer guia ou página. Veja as imagens abaixo.
# query-tiles-country-code: personaliza o conteúdo dos blocos por país. As opções atuais incluem EUA, Índia, Brasil, Nigéria e Indonésia. No entanto, mesmo depois de escolher "EUA", o conteúdo que visto ainda era voltado para a Índia (Bollywood, Cricket, Biryani, ...).
# query-tiles-enable-query-edition: permite editar a consulta de pesquisa antes de ser enviada, conforme mostrado nos GIFs anteriores.
# query-tiles-single-tier: limita as consultas a um único nível, sem subcategorias.
# query-tiles-instant-fetch: sem alterações voltadas para o usuário.

Esquerda: ative o sinalizador da omnibox para permitir que os blocos apareçam abaixo da barra de pesquisa ... Direita: ... em qualquer guia, fonte: Android Police
Como em todos os sinalizadores do Chrome, não há como saber se esse experimento permanecerá a longo prazo ou se será descartado sem aviso, apesar de muitos anos de iteração e aprimoramento. Tudo o que você pode fazer é experimentar os blocos e ver se eles o ajudam a acessar suas pesquisas com rapidez e eficiência, ou se eles acabam consumindo imóveis valiosos na tela.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google