quinta-feira, 25 de junho de 2020

O Android pode ter um compartilhamento semelhante ao Air Drop para o Chrome e o Chrome OS

A Google planeja criar no Android um compartilhamento semelhante ao AirDrop para o Chrome e o Chrome OS, oferecendo uma solução nativa de compartilhamento de arquivos para desktops e smartphones Android.

fonte: Android Police
Durante anos, a Apple vem permitindo o compartilhamento de arquivos de seus usuários com os  amigos e em seus dispositivos iOS e macOS via AirDrop. Enquanto o Android costumava oferecer suporte a algo semelhante ao Android Beam baseado em NFC, o recurso nunca teve ampla adoção e foi removido com o lançamento do Android 10 no ano passado. Mas a Google está trabalhando em uma substituição muito mais poderosa, mais alinhada com o AirDrop: o Nearby Share, algo como compartilhamento nas proximidades, que apareceu recentemente em um vídeo de desenvolvedor do Android 11. Embora inicialmente pensássemos que isso permitiria trocar arquivos e links com amigos próximos, há evidências de que o compartilhamento com o Google Chrome também pode ser uma opção.

O pessoal do XDA Developers relatam que mais e mais confirmações relacionadas ao compartilhamento próximo estão aparecendo no Chromium Gerrit, como um que adiciona um sinalizador do Nearby Shar (detectado pela primeira vez pelo ChromeUnboxed) e, mais recentemente, um que revela uma nova página de configurações que funciona com o recurso. Outra entrada aponta para a introdução de um novo endereço chrome://nearby que hospedará a respectiva interface do usuário para compartilhamento. Isso significa que você poderá usar o navegador do Google para enviar arquivos entre a área de trabalho e o smartphone com Android, independentemente do sistema operacional em uso, seja Chrome OS, macOS, Windows e Linux que estão integrados.



O sinalizador do Nearby Share (chrome://flags/# nearby-sharing) já está ativo na versão Canary do Chrome 85, mas ativá-lo não ativará nenhuma interface de usuário voltada para o usuário para o concorrente AirDrop ainda numa máquina macOS. Isso é diferente para os Chromebooks, como você pode ver no tweet acima. Ao ativar o sinalizador no canal do desenvolvedor do Chrome OS, você recebe uma opção de compartilhamento próximo nas configurações do sistema, embora pareça ser um espaço reservado sem funcionalidade ainda.

Com esse recurso em mente, o recurso Nearby Share pode realmente acabar sendo uma alternativa digna do AirDrop. Supomos que ele possa ser iniciado ao lado ou logo após o Android 11. Mesmo que o recurso faça parte do Play Services, faz sentido incluí-lo no lançamento da plataforma.

fonte: Android Police via: XDA Developers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google