fonte: Android Police |
O pessoal do XDA Developers relatam que mais e mais confirmações relacionadas ao compartilhamento próximo estão aparecendo no Chromium Gerrit, como um que adiciona um sinalizador do Nearby Shar (detectado pela primeira vez pelo ChromeUnboxed) e, mais recentemente, um que revela uma nova página de configurações que funciona com o recurso. Outra entrada aponta para a introdução de um novo endereço chrome://nearby que hospedará a respectiva interface do usuário para compartilhamento. Isso significa que você poderá usar o navegador do Google para enviar arquivos entre a área de trabalho e o smartphone com Android, independentemente do sistema operacional em uso, seja Chrome OS, macOS, Windows e Linux que estão integrados.
Nearby Sharing shows up in #chromebook settings pic.twitter.com/Z2V5UrgPT4— Dinsan (@_dinsan) June 19, 2020
O sinalizador do Nearby Share (chrome://flags/# nearby-sharing) já está ativo na versão Canary do Chrome 85, mas ativá-lo não ativará nenhuma interface de usuário voltada para o usuário para o concorrente AirDrop ainda numa máquina macOS. Isso é diferente para os Chromebooks, como você pode ver no tweet acima. Ao ativar o sinalizador no canal do desenvolvedor do Chrome OS, você recebe uma opção de compartilhamento próximo nas configurações do sistema, embora pareça ser um espaço reservado sem funcionalidade ainda.
Com esse recurso em mente, o recurso Nearby Share pode realmente acabar sendo uma alternativa digna do AirDrop. Supomos que ele possa ser iniciado ao lado ou logo após o Android 11. Mesmo que o recurso faça parte do Play Services, faz sentido incluí-lo no lançamento da plataforma.
fonte: Android Police via: XDA Developers