fonte: Android Police |
A partir de 7 de julho, qualquer pessoa que faça login em sua conta do G Suite em um novo dispositivo estará sujeita a um aviso em todos os smartphones em que está conectado. Os usuários podem optar por usar um método de autenticação menos seguro, clicando no link "Mais maneiras de entrar" na página de login, mas não após o prompt ser enviado aos dispositivos associados.
Para impedir que um prompt apareça em um dispositivo, o usuário deve sair da conta do G Suite nesse dispositivo. Os administradores não poderão desativar os prompts, a menos que eles comecem a exigir chaves de segurança ou desliguem o 2SV por completo.
Os prompts, cujo conceito estreou em 2016, são semelhantes, mas não exatamente os mesmos que os usuários em geral recebem: são exibidas informações sobre a tentativa de login, como versão e localização do SO do dispositivo, mas além de um sim/não Como opção, os usuários podem precisar tocar em um número correspondente ao telefone mostrado na página de login.
Há preocupações de usuários sobre novos avisos solicitados que talvez precisem fazer login em vários dispositivos em locais diferentes ao mesmo tempo, o potencial de qualquer dispositivo para autenticar um logon pode representar uma vulnerabilidade para eles .
I only have it enabled on my main phone.— Artem Russakovskii (@ArtemR) June 9, 2020
I frequently have my kids use my devices, like tablets, without logging them into their own Google accounts, so now unless I disable this feature entirely they'd be able to tap Yes on 2FA sign-in prompts just to get the pop-up to go away.
Os titulares de contas do G Suite que registraram uma chave de segurança (seja um dongle USB ou um smartphone) ainda precisarão usá-la como seu principal ou único método de autenticação, dependendo das regras da organização.
fonte: Android Police via Google