segunda-feira, 22 de junho de 2020

Novidades no Chrome: Extensão que cria links de qualquer texto de uma página

A nova extensão do Google Chrome permite criar links de qualquer texto de uma página na internet. Um marcador de texto virtual que pode ajudar no envio para qualquer pessoa algo para destacar um determinado assunto.

fonte: Android Police
O que seria da internet sem links? Eles nos permitem compartilhar tudo, desde vídeos, imagens e artigos. Mas e se você quiser compartilhar uma seção específica de um artigo, ou talvez destacar uma frase que considera particularmente impactante? Até agora, isso tem sido relativamente difícil. Uma nova extensão do navegador Chrome chamada "Link to Text Fragment" promete tornar o processo muito mais transparente.

A extensão funciona especificando um trecho de texto no fragmento de URL. Com a extensão instalada, você pode destacar o texto ao qual deseja vincular e clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Copiar link para o texto selecionado", o que irá gerar o novo link e adicioná-lo à sua área de transferência. Ao navegar para um URL com o texto específico selecionado, o navegador o enfatizará para chamar a atenção do usuário. No Chrome, isso se manifesta como um destaque amarelo brilhante sobre o snippet de texto:

Clicar no link Fragmento de texto o levará à página e destacará o texto relevante, fonte: Android Police
Embora tenha sido possível vincular seções de uma página da internet que foram indicadas por tags âncora no HTML, o Link to Text Fragment funciona referenciando o início e o final do texto selecionado diretamente no link, possibilitando que qualquer snippet de texto seja vinculado. É o mesmo tipo de tecnologia que recentemente permitiu ao Google destacar termos de pesquisa específicos diretamente na página.

Exemplos de maneiras pelas quais a vinculação a fragmentos de texto pode ser útil incluem o fornecimento de links de referência para seções específicas de uma página da internet ou vincular a informações relevantes nas mídias sociais em vez de compartilhá-las através de capturas de tela inacessíveis.

fonte: Android Police
No momento, os links parecem funcionar na versão 80 ou superior dos navegadores baseados no Chromium e não há informações sobre se e quando outros navegadores populares planejam adicionar suporte. Tentar abrir um desses links em um navegador diferente abrirá a página como de costume, mas não destacará o snippet específico ou rolará a página para ele. Ainda assim, se você possui o Chrome instalado, experimente esta pequena extensão na Web Store do Chrome.

fonte: Android Police via Web.Devhttps://web.dev/text-fragments/, Chrome Web Store

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google