sexta-feira, 5 de junho de 2020

Novidades no aplicativo Google: Navegador personalizado no aplicativo de pesquisa

A Google está lançando um navegador personalizado em seu aplicativo de Pesquisa para mais pessoas. Mas o que há de errado com as guias personalizadas do Chrome?

fonte: Android Police
A Google introduziu as guias personalizadas do Chrome há cinco anos e a maioria dos aplicativos as utiliza atualmente. Em vez de criar seus próprios navegadores personalizados, os desenvolvedores podem simplesmente entregar sites a uma guia do Chrome sem o volume adicional de uma interface regular do navegador. A vantagem é que os desenvolvedores não precisam gastar recursos na criação de suas próprias implementações de visualização na web e que os usuários podem abrir rapidamente essas guias personalizadas no Chrome adequado sem recarregar ou perder a posição de rolagem. É um ótimo sistema. Mas a Google não seria a Google se tivesse um ótimo sistema (olhando para você, YouTube Music). A empresa começou a testar um navegador personalizado para o seu aplicativo de Pesquisa do Google cerca de dois meses atrás, e agora o está lançando para mais pessoas. Embora pareça elegante, ele vem com mais desvantagens do que vantagens.

fonte: Android Police
Até o final de Abril, a mudança estava ativa para apenas algumas pessoas que usavam o aplicativo beta mais recente do Google, e notaram imediatamente as diferentes animações de carregamento ao tocar em um link. Em vez da fina linha azul entre a barra superior e o conteúdo do site, todo o fundo da barra superior se torna a animação de carregamento. Também existe um logotipo do Google no lugar do URL antes que ele seja totalmente carregado, e o título do site não pode ser visto em lugar algum.

Esquerda: variante da guia personalizada. Meio: novo navegador personalizado. Direita: Nova animação de carregamento, fonte: Android Police
Fora isso, o novo navegador se parece e se comporta quase como a guia personalizada de antigamente, incluindo o suporte ao modo escuro. Há um botão x para fechá-lo à esquerda da barra superior, um atalho para adicionar o que você vê à sua coleção do Google, uma opção de compartilhamento e um menu excedente. As diferenças se tornam aparentes novamente quando espreitamos esse menu. Em vez de entradas para copiar o link, visualizar coleções e recentes, localizar na página, adicionar à tela inicial, acessar o site da área de trabalho ou até mesmo traduzir e abrir no Chrome, você é recebido apenas por quatro opções: Atualizar, Abrir no navegador , Configurações e Enviar comentários.

Esquerda: menu da guia personalizada do Chrome. Meio: novo menu do navegador do Google. Direita: sem gesto de recarga (ainda), fonte: Android Police
Embora o novo navegador no aplicativo pareça chamativo e bonito, ele adiciona mais problemas do que resolve. Cookies (ou seja, logins), seu histórico e favoritos provavelmente não serão sincronizados com o Chrome. Também é questionável até que ponto o gerenciador de senhas do Chrome funcionará. Quando você toca no menu de três botões para abrir um link no navegador, o site é recarregado completamente, em oposição à implementação da guia personalizada que mantém sua posição atual de rolagem.

Pelo menos, é possível desativar o navegador personalizado no aplicativo nas configurações do Google, mas, tanto quanto podemos dizer, você está preso com links abertos no Chrome normal, o que não é uma replicação perfeita da situação atual da guia personalizada.

Nova entrada do navegador nas configurações do aplicativo do Google, fonte: Android Police
Essa nova experiência de navegação redesenhada está sendo lançada para mais pessoas, como informam algumas pessoas e os usuários do Reddit. A Google ainda não anunciou formalmente o recurso e ainda há muitos usuários que não o possuem, por isso ainda está em teste.

Se você quiser desativá-lo, precisará acessar as configurações no menu de excesso de três pontos quando estiver em um site e desativar "Abrir páginas da Web no Google app". Você será redirecionado para o navegador padrão sempre que abrir um resultado de pesquisa.

Caso queira ter uma chance de testar essa nova experiência, deverá obter a versão beta mais recente do aplicativo da Google e verificar se tem a sorte de fazer parte do teste do servidor que a ativa. Você pode se inscrever para o software de pré-lançamento na Play Store ou fazer o download no APK Mirror.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google