fonte: Android Police |
Alguns novos sinalizadores de recursos apareceram nos canais Dev e Canary (V85) do Chrome, que modificam a aparência e o comportamento dos endereços da internet na barra de endereços. O sinalizador principal é chamado "Caminho da Omnibox UI, ocultar caminho, consulta e referência da URL", que oculta tudo no endereço da Web atual, exceto o nome do domínio. Por exemplo, "https://www.androidpolice.com/2020/06/07/lenovo-ideapad-flex-5-chromebook-review/" é simplesmente exibido como "androidpolice.com".
Existem dois sinalizadores adicionais que modificam esse comportamento. Um revela o endereço completo quando você passa o mouse sobre a barra de endereços (em vez de clicar nele), enquanto o outro oculta a barra de endereços depois que você interage com a página. Uma página de problemas no rastreador de erros do Chromium também foi criada para acompanhar as alterações, embora não haja detalhes adicionais lá.
fonte: Android Police |
No entanto, também vale a pena considerar que tornar o endereço da internet menos importante, como esse recurso, beneficia a Google como empresa. O objetivo dela com as páginas móveis aceleradas (AMP) e tecnologias semelhantes é manter os usuários no conteúdo hospedado na Google o máximo possível, e o Chrome para Android já modifica a barra de endereços nas páginas AMP para ocultar que as páginas são hospedadas pela Google. Modificar endereços na área de trabalho é outro passo para torná-los irrelevantes, o que prejudica a natureza descentralizada da Internet como um todo.
fonte: Android Police