fonte: Android Police |
A tecnologia está em desenvolvimento desde 2018 e usa modelos de inteligência artificial para filtrar os ruídos de fundo da fala real. Ao longo do tempo, ele foi treinado pelas equipes da Google usando gravações de reuniões internas e vídeos do YouTube para entender quais sons precisam ser cancelados. Dado o contexto atual do coronavírus, muito mais pessoas trabalhavam em casa, o que naturalmente levou a mais ruídos indesejados em segundo plano, como crianças gritando ou cachorros latindo. Isso deu às equipes uma grande oportunidade de testar o recurso e acelerar sua distribuição.
Como a tecnologia ainda é recente, as equipes de pesquisa estão começando com uma abordagem relativamente suave, isso significa que o "denoiser", como é chamado coloquialmente, pode não bloquear o "ruído" se o seu filho falar com você durante uma reunião, pois isso ainda pode ser considerado possivelmente uma fala. Da mesma forma, a respiração e a tosse não serão filtradas inicialmente, para evitar que a experiência não seja natural. O cancelamento de ruído ainda está sendo ajustado, pois é muito difícil filtrar ruídos muito próximos ao microfone, como pressionamentos de tecla ou música, que podem ser difíceis de isolar. O objetivo final é tornar a conversa mais suave, portanto, se o ruído de fundo é totalmente cancelado ou apenas abafado, não importa tanto, desde que as pessoas possam permanecer concentradas na conversa e se entender claramente.
Embora o recurso esteja se tornando mais amplamente disponível, a Google ainda está trabalhando para melhorá-lo. No entanto, também está gerenciando as expectativas de privacidade e não planeja gravar reuniões para melhorar o algoritmo. Da mesma forma, mesmo que seu áudio precise passar pelos servidores da empresa para ser "denoised", ele permanece criptografado e os funcionários da empresa não terão acesso a ele.
fonte: Android Police |
Curiosamente, o Zoom possui um recurso de cancelamento de ruído desde 2018, que pode não ser tão avançado quanto o da Google, mas já cancela pressionamentos de tecla e ruído menor. Vamos aguardar para ver como a competição se adaptará, especialmente considerando o contexto atual, e desde que o Teams construiu uma tecnologia semelhante.
fonte: Android Police via Venture Beat