quarta-feira, 10 de junho de 2020

Novidades no Google Meet: Recurso para cancelamento de ruído

O Google Meet está recebendo um impressionante recurso de cancelamento de ruído ao vivo. Esse recurso será ativado gradualmente para usuários do G Suite em junho.

fonte: Android Police
Todos já participamos de uma videoconferência em que o ruído de fundo proveniente do microfone de alguém arruinou toda a conversa. Embora isso seja facilmente resolvido com o silêncio, o problema persiste se o participante precisar falar. Felizmente, a Google anunciou um recurso de cancelamento de ruído para o Meet, impedindo que os participantes ouvissem antecedentes indesejados, em abril. Para o prazer dos participantes, a empresa agora está lançando esse recurso para os usuários.


A tecnologia está em desenvolvimento desde 2018 e usa modelos de inteligência artificial para filtrar os ruídos de fundo da fala real. Ao longo do tempo, ele foi treinado pelas equipes da Google usando gravações de reuniões internas e vídeos do YouTube para entender quais sons precisam ser cancelados. Dado o contexto atual do coronavírus, muito mais pessoas trabalhavam em casa, o que naturalmente levou a mais ruídos indesejados em segundo plano, como crianças gritando ou cachorros latindo. Isso deu às equipes uma grande oportunidade de testar o recurso e acelerar sua distribuição.


Como a tecnologia ainda é recente, as equipes de pesquisa estão começando com uma abordagem relativamente suave, isso significa que o "denoiser", como é chamado coloquialmente, pode não bloquear o "ruído" se o seu filho falar com você durante uma reunião, pois isso ainda pode ser considerado possivelmente uma fala. Da mesma forma, a respiração e a tosse não serão filtradas inicialmente, para evitar que a experiência não seja natural. O cancelamento de ruído ainda está sendo ajustado, pois é muito difícil filtrar ruídos muito próximos ao microfone, como pressionamentos de tecla ou música, que podem ser difíceis de isolar. O objetivo final é tornar a conversa mais suave, portanto, se o ruído de fundo é totalmente cancelado ou apenas abafado, não importa tanto, desde que as pessoas possam permanecer concentradas na conversa e se entender claramente.

Embora o recurso esteja se tornando mais amplamente disponível, a Google ainda está trabalhando para melhorá-lo. No entanto, também está gerenciando as expectativas de privacidade e não planeja gravar reuniões para melhorar o algoritmo. Da mesma forma, mesmo que seu áudio precise passar pelos servidores da empresa para ser "denoised", ele permanece criptografado e os funcionários da empresa não terão acesso a ele.

fonte: Android Police
O cancelamento de ruído começou gradualmente a ser implementado nos clientes do G Suite Enterprise e G Suite Enterprise for Education. A empresa espera que todos os usuários o tenham até o final do mês na web, com os aplicativos iOS e Android recebendo o recurso posteriormente. Quando estiver disponível, o "denoiser" será ativado por padrão, como mostrado acima. Não haverá uma indicação visual durante a reunião mostrando que o ruído está sendo filtrado, tornando a interface mais limpa. Você pode garantir que ele esteja ativado antes da sua ligação, pois os colegas de trabalho podem ouvi-lo aspirando durante a reunião da equipe. Em todos os casos, o recurso de cancelamento de ruído ainda está em andamento; e a empresa está trabalhando para melhorar a experiência geral, provavelmente veremos algumas mudanças e melhorias nos próximos meses.

Curiosamente, o Zoom possui um recurso de cancelamento de ruído desde 2018, que pode não ser tão avançado quanto o da Google, mas já cancela pressionamentos de tecla e ruído menor. Vamos aguardar para ver como a competição se adaptará, especialmente considerando o contexto atual, e desde que o Teams construiu uma tecnologia semelhante.

fonte: Android Police via Venture Beat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google