Está sendo testado no Chrome OS um novo iniciador com vibrações antigas que é compacto e fácil de usar com um mouse.
fonte: Android Police |
Já se passaram vários anos desde que a Google reformulou a gaveta de aplicativos para Chromebooks. Ele substituiu o antigo iniciador de "cartão" por um focado no toque, que lembra muito o Launchpad da Apple para macOS. Embora tenha trazido melhorias de usabilidade para Chromebooks com tela sensível ao toque, a experiência não é muito intuitiva com um mouse. Pior, o iniciador parece escorregadio e sem polimento, mesmo em um tablet - a Google está testando algumas melhorias para consertar isso. Seus problemas com o mouse podem acabar em breve, pois a Google está testando um iniciador totalmente redesenhado que é muito mais amigável com o mouse.
O Chrome Story descobriu recentemente um novo iniciador em desenvolvimento que visa otimizar o acesso a aplicativos, conteúdo de aplicativos e ações de aplicativos. Se você está vivendo perigosamente no canal Canary, pode experimentar o novo iniciador agora mesmo, copiando e colando o seguinte URL na barra de endereço do Chrome:
chrome://flags/#productivity-launcher
To evaluate an enhanced Launcher experience that aims to improve app workflows by optimizing access to apps, app content, and app actions. — Chrome OS (Para avaliar uma experiência aprimorada do Launcher que visa melhorar os fluxos de trabalho do aplicativo, otimizando o acesso a aplicativos, conteúdo de aplicativo e ações de aplicativo. - Chrome OS)
Você verá uma nova interface do usuário após pressionar o botão do iniciador na barra de tarefas.
O iniciador redesenhado do Chrome OS, fonte: Android Police |
O novo iniciador é uma reminiscência do design de "cartão" encontrado em versões anteriores do Chrome OS. Seu design compacto não obscurece a tela inteira como a interface do usuário usada hoje, em vez disso, ocupa espaço no lado esquerdo da tela. A grade 4x5 do iniciador rola verticalmente como o iniciador do Pixel, e agora se move muito mais suavemente. Os tablets ainda terão a gaveta do aplicativo antigo, mesmo com o sinalizador habilitado - o que faz totalmente sentido dada sua interface de usuário centrada no toque.
O texto do espaço reservado, a pesquisa interrompida e a falta do Google Assistente são um lembrete de que o novo iniciador ainda está no início de seu desenvolvimento. Mesmo em seu estado inacabado, a nova interface parece boa. Ele resolve uma grande gripe de usabilidade que tenho com o iniciador do Chrome OS de hoje ao usar um mouse ou trackpad - este design visa resolver isso.
Levará algum tempo até que o iniciador renovado chegue a todos no canal do Chrome OS Stable, mas é bom ficar animado para onde a Google está indo com este experimento. Pode ser que seja sério fazer um inicializador de aplicativos competente e esperamos que a empresa finalmente nos permita classificar os aplicativos em ordem alfabética em um futuro não muito distante.
fonte: Android Police