Uma atualização do Google Drive vai quebrar muitos de seus links. Vai ser divertido atualizar essas URLs compartilháveis...
fonte: Android Police |
Uma grande mudança no Google Drive em andamento impedirá que as pessoas que desejam ver um arquivo pela primeira vez o façam, a menos que consigam um link especial. O que isso significa para seus arquivos públicos e compartilhados? E quais opções os administradores e membros do Workspace têm?
A partir de 13 de setembro, as pessoas que acessarem determinados arquivos do Drive pela primeira vez precisarão receber um URL com uma chave de recurso anexada. A Google não deixou claro se isso se aplica a todos os arquivos compartilhados de forma privada ou acessíveis por meio de um link público, mas provavelmente é o caso. Esta URL especial será fornecido por uma pessoa que já viu o arquivo antes ou possui propriedade direta sobre ele, provavelmente por meio dos protocolos de compartilhamento existentes do Drive. Os referidos usuários privilegiados ainda poderão acessar o arquivo por meio da URL original não modificada. A política se aplica a todos os clientes do Google Workspace, bem como a contas pessoais e àqueles que ainda usam o G Suite Basic e o G Suite Business.
Não parece grande coisa para pessoas comuns, mas se você estiver compartilhando pesquisas do Formulários Google ou documentos de crowdsourcing por meses ou talvez esteja apenas na lenta e implacável agitação de um trabalho profissional ambiente, os problemas decorrentes desta atualização se tornarão aparentes. Resumindo, você provavelmente receberá uma tonelada de solicitações de acesso a arquivos.
Para o Workspace, no entanto, a necessidade de uma URL com chave para visualizadores pela primeira vez dependerá que os administradores apliquem uma atualização de segurança até 23 de julho. A atualização está configurada para ser aplicada em uma de duas maneiras por padrão, mas isso pode ser desativado no console da Google para administradores - acesse Drive e Docs e, em seguida, Configurações de compartilhamento, e você encontrará as configurações da atualização de segurança para links.
fonte: Android Police |
A opção padrão para clientes não educacionais aplicará o regime de URL com chave, mas permitirá que os membros do Workspace isentem seus próprios arquivos, conforme aplicável. Para clientes de educação, o padrão proíbe os usuários de isentar seus próprios arquivos.
fonte: Android Police |
A partir de 26 de julho, os membros do Workspace serão notificados se o regime de URL com chave será implementado e quais de seus arquivos podem ser afetados, bem como se eles podem ser isentos. A atualização será lançada oficialmente em 13 de setembro.
Os administradores poderão remover ou aplicar a atualização de segurança depois de 23 de julho, mas os membros não serão notificados da mudança automaticamente.
Não seja má, Google!
fonte: Android Police