quarta-feira, 23 de junho de 2021

A Google vai tentar consertar o Bluetooth nos Chromebooks

A Google está tentando revisar o Bluetooth stack em seu Chromebook novamente. O novo Floss pode finalmente colocar seus problemas de Bluetooth de lado.   

fonte: Android Police

A história do Bluetooth nos Chromebooks é ... estranha. Os periféricos sem fio vem enfrentando problemas frequentes de estabilidade há anos, vários Chromebooks enviados com um controlador Bluetooth bugado da Intel e a Google recuou em seus ambiciosos esforços para reconstruir o Bluetooth do zero para 'consertar' sua miríade de problemas. É difícil determinar o que exatamente aconteceu, mas pelo lado bom, a Google conseguiu resolver a maioria dos seus problemas de Bluetooth por meio de atualizações de software - até mesmo adicionando alguns benefícios ao longo do caminho. Parece que a empresa não desistiu de seus planos de uma revisão mais ampla do Bluetooth e agora está tentando novamente com outro Bluetooth stack ou pilha de Bluetooth (software que implementa os protocolos bluetooth).

Recentemente, descobrimos o Floss no repositório do Chromium, uma nova iniciativa que substituirá inteiramente o BlueZ. Para quem não sabe, o BlueZ é a pilha oficial para Linux que alimenta o Bluetooth do Chrome OS. Apesar de já estar no mercado há um bom tempo (desde o Linux 2.4.6), ele ainda tem seu quinhão de problemas - os desenvolvedores geralmente comentam o quão pobre é sua implementação. NewBlue era supostamente a resposta da Google para isso, mas parecia causar ainda mais problemas. Com o seguinte commit, a Google está tentando colocar o BlueZ na aposentadoria usando o Floss.

Trabalho inicial para portar o Bluetooth stack do Android para o Chrome OS, fonte: Android Police


O commit descreve o Floss como uma iniciativa em andamento para substituir o BlueZ existente do Chrome OS pelo Bluetooth stack do Android. Vimos brevemente o novo código antes da Google retirá-lo - a maioria sendo um marcador que ajuda o Chrome OS a alternar entre o Floss e o BlueZ. Imaginamos que o apelido de Floss seja um jogo de palavras inteligente: algo sobre como ajudar a limpar os dentes (azuis). Um sinalizador do Chrome acabará chegando para desenvolvedores intrépidos testá-lo no futuro, mas considerando o quão complicado o Bluetooth é, provavelmente levará algum tempo antes que seja utilizável.

Não estamos totalmente de acordo com essa mudança. Claro, BlueZ é aquele cachorro velho com quase 20 anos (com todos os problemas que vêm junto com isso), mas ainda hoje é usado em todas as distribuições de Linux no mercado, incluindo Ubuntu e Debian. Resolver problemas com ele e o Chrome OS deve ser apenas uma questão de investir tempo de desenvolvimento para consertar essa bagunça. Ao se afastar do BlueZ, os esforços da Google não beneficiarão a comunidade Linux maior, deixando a pilha em um estado não polido.

Por outro lado, podemos  ver o Floss melhorando a experiência sem fio em alguns Chromebooks. Ao contrário do NewBlue, o Floss não reconstrói o Bluetooth do zero - ele executa o stack do Android, com a qual a maioria dos usuários tem uma experiência confiável. Não podemos dizer com certeza se o Floss finalmente vai acabar com todos os problemas com o Bluetooth, já que as informações sobre ele são esparsas no momento, mas se isso significar uma pequena melhora, vamos pegá-lo a qualquer hora do dia.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google