terça-feira, 15 de junho de 2021

Novidadesno Chrome OS: Novas orientações do monitor

O Chrome OS funcionará melhor com todas as orientações do monitor em breve. Porque o gerenciamento de janela existente não fazia sentido com uma.   

fonte: Android Police

Os monitores de computador têm crescido ao longo dos anos. Antes com tela pequena e volumosa, os monitores de hoje são maiores e mais largos - perfeitos para produtividade em várias janelas. Alguns monitores podem até girar para a orientação vertical de retrato, permitindo que codificadores e editores de fotos vejam mais de seu conteúdo. Uma desvantagem de ficar na vertical é a experiência sem brilho em várias janelas - e o Chrome OS nada fez para corrigir isso (exceto no modo tablet). Do jeito que está, você só pode encaixar as janelas no lado esquerdo ou direito da tela, resultando em uma bagunça esmagada. Seus pesadelos multitarefa podem acabar em breve, pois a Google está trabalhando em algumas mudanças críticas na forma como o Chrome OS funciona com monitores verticais.

Recentemente, vimos um punhado de novos commits no Chromium Gerrit que preparam melhor suporte para monitores verticais no Chrome OS. Embora o código a seguir seja apenas um protótipo e provavelmente não será mesclado, ele apresenta uma imagem clara do que o recurso fará depois de implementado:

[prototypeV2] Vertical split screen snap in clamshell mode Vertical split screen for external monitor and dooly device:

- Allow snapping top/bottom for vertical with top/bottom highlight. The keyboard shortcut also working correctly.

- Display orientation

Bug: 1189938

Ao contrário de antes, você poderá arrastar os aplicativos para a parte superior e inferior da tela para encaixá-los no lugar, o que ocupará metade da tela. Isso dá aos aplicativos mais espaço horizontal para mostrar seu conteúdo, em oposição à bagunça apertada encontrada hoje.

Vale a pena mencionar que o apelido de "tela dividida vertical" usado acima é enganoso - a Google o renomeou para "Estado de snap vertical" em um commit separado, um ajuste melhor para esse recurso. Existem alguns ajustes de manutenção para ajudar os componentes do Chrome OS a se adaptarem às mudanças - nenhum com o qual você deve se preocupar.

O protótipo e um commit mesclado estabelecem a base para este código de trabalho em andamento que provavelmente será mesclado em breve. Também podemos esperar um switch interno para testar esse recurso em uma versão futura do Chrome OS Canary.

snap_state: Make display layout in clamshell align with tablet mode

Previously, clamshell layout always be horizontal and primary when

considered by split_view_controller. This CL make display layout in

clamshell consistent with tablet mode, i.e four possible layouts:

primaryLandscape, primaryPortrait, secondaryLandscape, and

secondaryPortrait.

- `IsLayoutHorizontal(window/display)` checks display.width > height

in both clamshell and tablet modes.

- `IsLayoutPrimary(win/dis)` checks for ActiveRotation in both modes.

Bug: 1188450

Não há muito a deduzir aqui, exceto que empresta a lógica de ajuste vertical do modo tablet. Com este código, os dispositivos clamshell terão dois layouts adicionais para corresponder aos tablets: paisagem secundária e retrato secundário. A Google não refatorou o código de visualização dividida para se adaptar a essa mudança, então provavelmente levará um pouco mais de tempo antes que possamos testá-lo no Chrome OS Canary.

O encaixe vertical não deve afetar a produtividade tão cedo, mas o gerenciamento de janela aprimorado é um grande negócio para codificadores e retratistas. Um espaço de tela vertical pode aumentar a visão do desenvolvedor de seu código em 82%, e essa melhoria de multitarefa o ajuda ainda mais. Mesmo o Windows 10 não tem encaixes verticais integrados - você precisará usar o FanzyZones para isso.

O recurso ainda precisa de muito antes de estar pronto para todos no Chrome OS Stable, mas estamos felizes que a Google esteja melhorando seu gerenciamento de janela em monitores verticais. 

Abrir quatro janelas em cada quadrante da tela seria uma grande vitória para as pessoas multitarefas.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google