quarta-feira, 9 de junho de 2021

Novidades no Chrome OS: Interface renovada e um agrupamento de notificações

A Google está finalmente corrigindo as notificações terríveis no Chrome OS. Uma interface renovada e um agrupamento de notificações estão em andamento.   

fonte: Android Police

Não é segredo que as notificações têm sido um pesadelo de usabilidade para Chromebooks. Os cartões centrados no toque são complicados e pouco intuitivos de gerenciar com um mouse - a falta de agrupamento e polimento adequados prejudica ainda mais a usabilidade. Pior ainda, os desenvolvedores não fizeram nada para consertar o estranho centro de notificação do Chrome OS, deixando-o sem polimento por anos. Mas agora parece que a Google está finalmente percebendo que as notificações nos Chromebooks são uma bagunça e está finalmente se preparando para consertar sua implementação sem brilho.

Esforços preparatórios foram identificados no Chromium Gerrit que visam revisar notificações no Chrome OS. O código recém-mesclado não muda muito, apenas adicionando um switch interno que habilitará as novas notificações no futuro. No entanto, espiar dentro de ash_features.cc revela mudanças mais substanciais planejadas para o futuro.

Uma experiência de notificação completamente renovada começa o desenvolvimento, fonte: Android Police


O comentário do desenvolvedor menciona uma experiência de notificação totalmente nova em andamento, completa com agrupamento e uma nova IU. No momento, girar a chave no Chrome OS Canary 93.0.4534.0 não adianta nada - o que não é surpreendente, já que seu desenvolvimento está apenas começando. Junto com esse commit, identificamos mais código em andamento que pode nos dar uma ideia do que está por vir. Se você olhar dentro de message_view.cc, o código adiciona desfoque de fundo quando os cantos de uma notificação são arredondados. Isso pode significar que as mensagens podem usar desfoque, conforme implícito em unified_message_center_bubble.cc, mas não temos certeza. Não vemos nenhum código que explique como as notificações de grupo funcionarão, mas imaginamos que funcionará de maneira semelhante ao Android.

Uma experiência de notificação renovada é algo que usuários de Chromebook precisavam para ontem. A implementação atual parece incompleta e frustrante, mesmo nos Chromebooks touchscreens. Uma interface atualizada é um passo maravilhoso na direção certa, e esperamos que o novo design venha com correções de usabilidade que afetaram a bandeja de notificação do Chrome OS. Dedos cruzados para algumas vibrações do 'Material You' em breve.

O principal destaque que vem é o agrupamento de notificações, algo pelo qual várias pessoas esperam há muito tempo. É extremamente frustrante tentar classificar várias notificações do mesmo aplicativo - seja baixando vinte fotos do Unsplash ou recebendo várias mensagens de um amigo no Google Mensagens. O agrupamento de notificações visa corrigir isso agrupando as notificações separadas. Isso torna a bandeja de notificação mais fácil de gerenciar enquanto a mantém organizada.

O novo sistema de notificação não está funcional no canal Canary, o que é um lembrete de que ainda está em desenvolvimento. Mal podemos esperar para testar esse recurso quando estiver funcional - espero que isso aconteça em breve.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google