sexta-feira, 4 de junho de 2021

Novidades no Chrome: Novas etapas para ajudar a mantê-lo seguro on-line

O Chrome está seguindo novas etapas para ajudar a mantê-lo seguro on-line. O navegador está ficando melhor em reconhecer arquivos perigosos que você baixa e mantê-lo seguro contra extensões desonestas.   

fonte: Android Police

As extensões do navegador são uma faca de dois gumes. Eles podem melhorar muito suas sessões de navegação com verificações gramaticais, comparações de preços, otimizações de memória ou bloqueando conteúdos indesejados e aborrecimentos. Mas com bastante frequência, as extensões acabam sendo riscos de segurança, com um exemplo recente sendo The Great Suspender, uma extensão que economiza RAM que caiu em desgraça depois que seu desenvolvedor original a vendeu.

A Google está procurando melhorar a situação com um novo pacote de medidas de proteção lançado pela primeira vez com o Chrome 91 como parte de seu programa Enhanced Safe Browsing (Navegação segura aprimorada). Mais algumas melhorias estão direcionadas para downloads.

A Google afirma que a Enhanced Browsing Protection oferecerá medidas de segurança adicionais quando você instalar uma extensão através da Chrome Web Store. Especificamente, um pop-up irá avisá-lo se um complemento que você está instalando não fizer parte da nova lista de extensões confiáveis ​​da empresa.

Por padrão, qualquer extensão que siga as Políticas do programa para desenvolvedores da Chrome Web Store estará qualificada para ingressar na lista de confiáveis. Para novos desenvolvedores, pode levar alguns meses para respeitar as políticas até que eles se qualifiquem também, mas, eventualmente, a Google quer que todos cumpram as políticas a bordo. A empresa afirma que, neste momento, incluiria 75% de todas as extensões oferecidas na Web Store e espera que a nova lista de extensões confiáveis ​​seja outro incentivo para tornar os add-ons compatíveis com as políticas.


Extensões confiáveis ​​não receberão o novo aviso "Continue com cuidado", fonte: Android Police

A Google também quer tornar os downloads mais seguros. No momento, os arquivos são verificados quanto a conteúdo malicioso localmente usando metadados, a fonte e o resumo do conteúdo para determinar se ele é perigoso. Para usuários do Enhanced Safe Browsing, a Google está adicionando outra etapa. Se o navegador considerar um arquivo baixado suspeito, você pode optar por enviá-lo aos servidores da Google para fazer outra verificação completa. Depois de uma "curta espera", você obterá um resultado. Os arquivos carregados são excluídos dos servidores logo em seguida.

fonte: Android Police

Pelo que entendemos, as proteções aprimoradas de download e extensão estão disponíveis apenas para aqueles que ativaram a Enhanced Safe Browsing, o que você pode fazer nas configurações do seu navegador em Privacidade e segurança. Observe que você também terá que compartilhar mais dados sobre seu comportamento de navegação com a Google para aproveitar os benefícios.

Embora as alterações no nome da segurança sejam sempre bem-vindas, estamos nos perguntando o que esses novos avisos "Prossiga com cuidado" significarão para os desenvolvedores de novas extensões. Será muito mais difícil ganhar força para os próximos add-ons, pois eles primeiro precisam provar que são confiáveis, o que significa que será mais difícil para novos desenvolvedores entrarem no mercado. E quando olhamos para casos como o The Great Suspender, em que uma extensão anteriormente confiável se tornou invasora, a questão permanece se as novas medidas de segurança pré-instaladas realmente ajudarão.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google