sexta-feira, 16 de julho de 2021

Novidades no Android 12 Beta 3: Rotação automática baseada em rosto para o Pixel 4

A rotação da tela com base no rosto do Android 12 é perfeita para a rlagem eterna na hora de dormir. Onde estava esse recurso durante todo o ano de 2020?

fonte: Android Police

O Android 12 está se preparando para ser totalmente voltado para o novo redesenho do Material You e o sistema de temas. É um visual atraente, mas não é tudo o que temos, e um dos recursos mais legais para pousar no lançamento do Beta 3 é a nova rotação automática baseada em rosto para o Pixel 4 e posteriores. Uma vez ativado, ele aproveita não apenas o ângulo de seu smartphone em relação ao solo, mas também a orientação de seu rosto. Isso significa que ele leva em consideração como você está olhando para o seu dispositivo, não apenas o que o acelerômetro diz, tornando-o perfeito para um pouco do apocalipse na hora de dormir em retrato.

Em primeiro lugar, deve-se salientar que esta não é exatamente uma ideia totalmente nova. Outros smartphones, como os primeiros dispositivos Galaxy S, o tinham, e até mesmo a Google tinha um sistema de "atenção na tela" baseado em câmera para manter o smartphone ativo. Mas isso ainda é importante porque parece que pode ser um recurso AOSP, para que outros dispositivos possam obtê-lo. Essa é a vantagem da Google fazer um recurso em vez de qualquer fabricante aleatório: mais smartphones o receberão, eles provavelmente o farão de uma maneira melhor e é menos provável que ele seja retirado.

Ative "Usar rotação automática" e "Ativar detecção de rosto" em Configurações -> Vídeo -> Rotação automática da tela Android 12 Beta 3 e pronto, fonte: Android Police 


Também é importante observar que os defensores da privacidade não precisam se preocupar: tudo isso é opcional. Além de ativar manualmente a rotação automática, você ainda precisa ativar "Ativar detecção de rosto. Por padrão, o Pixel não grava automaticamente da câmera frontal assim que se instala o Android 12. Além disso, mesmo se você habilitar o recurso, todo o processamento acontece no dispositivo - você não está enviando um fluxo de selfies para os servidores de Sundar, tudo está acontecendo localmente.

fonte: Android Police

Se você cair suavemente na cama com uma visão clara de seu rosto, funcionará muito bem. Na mesma linha, ligue o smartphone quando já estiver do seu lado e provavelmente ele funcionará direito. No entanto, isso é um pouco menos confiável e, ocasionalmente, pode escorregar para alguns. Mas faça qualquer coisa mais complicada, como ir para a cama sem problemas, na tela e sem uma visão clara de seu rosto, e provavelmente vai dar errado.

Essas deficiências são resultado de algumas limitações em relação ao seu funcionamento. Com base no comportamento, parece que não é realmente uma verificação contínua do seu rosto na câmera para ver se você está olhando para ele a partir de uma rotação específica; ele só verifica quando certas condições de acionamento são atendidas. Girar o smart´phone de uma forma que a autorrotação normal baseada no acelerômetro detectaria parece ser um gatilho para uma verificação da câmera, assim como acordar o telefone. Mas, isso significa que se você conseguir evitar acidentalmente um desses eventos desencadeadores (como ir para a cama e girar o smartphone sem uma visão clara de seu rosto e da tela ligada), provavelmente não funcionará. Ele não parece reavaliar continuamente sua rotação e posição relativas, talvez para economizar energia ou evitar que o recurso seja muito exigente com o hardware.

Testando o recurso em um Pixel 5, não temos certeza se ele pode aproveitar o radar do Pixel 4 ou o reconhecimento de rosto infravermelho para funcionar melhor no escuro, fonte: Android Police


Também precisa de luz suficiente para funcionar, e isso faz sentido quando você pensa a respeito. Afinal, a câmera não consegue enxergar no escuro. Embora se tenha achado que funcionasse com pouca luz normal à noite (até mesmo uma luz noturna era o suficiente ou qualquer coisa para que pudesse ver apenas um pouco), fechar-se em um armário não metafórico com as luzes apagadas o interrompe. A tela por si só não parece fornecer luz suficiente para a câmera ver seu rosto, a menos que você tenha o brilho um pouco mais alto do que é confortável, e suspeito que geralmente será um pouco menos confiável à noite.

Embora os detalhes por trás da operação do recurso sejam especulativos, ele faz o que você espera na maior parte do tempo e funciona tanto em retrato quanto em paisagem. Com isso, significa que você pode ficar no retrato enquanto está do seu lado, ou na paisagem ao se levantar, o que quiser. Fora alguns casos em que você pode acidentalmente enganar a câmera com um desses eventos de ativação, ele simplesmente funciona. Assim como o botão de autorrotação flutuante que estreou no Android 9 Pie foi um sucesso adormecido de um recurso, presume-se que também será, economizando tempo e alguns momentos de frustração quando você está tentando usar seu smartphone em uma posição estranha. .

Leia mais informações sobre o Android 12 a qualquer momento aqui no blog. Se você deseja instalar a visualização do desenvolvedor em seu próprio dispositivo, descubra como em nosso guia de download do Android 12.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google