sexta-feira, 2 de julho de 2021

Novidades no Chrome OS: Funcionamento de jogos para Android mais suaves

Esta pequena mudança pode ajudar com as baixas taxas de quadros em jogos nos Chromebooks. Uma nova mudança que pode tornar os jogos lentos muito mais responsivos.  

fonte: Android Police

Os Chromebooks não são máquinas comuns: eles são movidos pelo navegador Chrome da Google, oferecendo uma experiência de navegação na web rápida, simples e segura. A experiência também é muito mais versátil do que o apelido de "Chrome OS" sugere, aproveitando uma série de tecnologias de virtualização para que se possa aproveitar o uso de aplicativos Linux para Android e desktop nos Chromebooks. Os benefícios de segurança adicionais da virtualização vêm com a penalidade de menos eficiência - a implementação da empresa não é exceção. Felizmente, A Google vem trabalhando muito para mitigar o impacto no desempenho e, em uma atualização futura, os jogos para Android começarão a funcionar de uma maneira ainda mais suave.

Recentemente, foi descoberto um commit enviado pela Google no Chromium Gerrit que permite que a Android VM aproveite o cache de disco do shader Mesa - um recurso limitado ao ambiente Linux no Chrome OS. Até essa mudança, um Chromebook teria que compilar os shaders de um jogo Android em tempo real sempre que solicitado, resultando em quedas de taxa de quadros e falhas que podem durar de milissegundos a um minuto inteiro (dependendo do jogo). O impacto no desempenho é ainda pior em máquinas com pouca memória, pois os shaders compilados continuarão ocupando RAM até que você feche o jogo.

Um recente commit do Chromium adiciona o cache de disco do Mesa shader para ARCVM, um ambiente virtual que alimenta o Android 11 em Chromebooks, fonte: Android Police

Com uma próxima atualização, os Chromebooks armazenarão os shadders complilados de jogo em disco para uso futuro, permitindo que o jogo os acesse muito mais rápido do que o antigo método sob demanda. A abordagem eficiente oferece significativamente menos gagueira sem afetar a qualidade da textura. Em jogos com muitos shaders, evitar a dispendiosa compilação pode resultar em tempos de carregamento quase 8 vezes mais rápidos. Como o Chrome OS armazena os shaders localmente, os jogos terão um desempenho melhor em outras contas de usuário. O cache não é persistente: os Chromebooks vão apagar os shadders após reiniciar. Ele também pode crescer até 50 MB no disco dependendo do jogo, o que pode ser problemático com pouco espaço em disco.

O cache de disco do shader pode não representar um salto monumental na jogabilidade (como o suporte a passagem Vulkan), mas ainda é um benefício noturno que ajuda muito a melhorar o desempenho do jogo nos Chromebooks.Com certeza os jogadores de Android vão curtir ainda mais seus Chromebooks. No momento, não está claro quando o suporte estará pronto para todos ou se os Chromebooks mais antigos com Android 9 terão acesso a ele - só o tempo dirá.

fonte: Android Police

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google