quinta-feira, 8 de julho de 2021

A Google vai desativar as atualizações do Play Services em dispositivos com o Jelly Bean

É um milagre que seu dispositivo com o  Jelly Bean ainda funcione, mas a Google vai mudar isso, O fim das atualizações do Play Services é o último prego no caixão para o Android 4.1-4.3.   

fonte: Android Police

Se você ainda usa um smartphone Android da primeira metade da década passada, pode ser hora de fazer upgrade. Se não por todos os motivos já óbvios, então por mais um hoje: a Google acaba de descontinuar as atualizações do Play Services para todos os smartphones com Android 4.1-4.3 Jelly Bean após agosto de 2021. Como parte das notícias, a Google também revelou que os dispositivos com o Jelly Bean agora representam menos de 1% dos dispositivos ativos em julho de 2021.

Alguns de vocês podem se surpreender ao saber que a Google estava implantando atualizações do Play Services em dispositivos tão antigos, mas essa é a modularidade do Android. Embora as atualizações do sistema permaneçam essenciais para a segurança do cliente, a Google pode e tem desacoplado muitos detalhes de software em módulos e sistemas separados e mantém sua própria pilha de software e SDK para recursos "extras" com o Play Services, oferecendo muitas funcionalidades e integrações por meio dele .

Embora os dispositivos com Jelly Bean ainda "funcionem" sem atualizações contínuas do Play Services, essa mudança significa que muitas coisas podem começar a quebrar com o tempo, incluindo potencialmente a própria Play Store - isso significa que nenhum aplicativo ou atualização de aplicativo, se isso acontecer . A escrita está na parede para esses telefones.

Um Galaxy Nexus com Android 4.3 Jelly Bean, fonte: Android Police

A última atualização do Google Play Services para dispositivos Jelly Bean (um nome que abrange a gama de versões do Android de 4.1 a 4.3.1, se você não se lembra) será 21,30,99, com lançamento planejado para agosto. Depois disso, a Google não fornecerá mais atualizações a esses dispositivos - os recursos de backporting agora se tornaram um grande problema e o Jelly Bean representa menos de 1% dos dispositivos ativos. E teve um bom longo prazo, pois a Google abandonou o suporte para atualizações do Play Service ICS / 4.0 muito mais rapidamente em 2018.

Nessa nota, a Google não compartilha os números de distribuição da plataforma Android sobre o Jelly Bean há algum tempo. Em maio de 2019, o Jelly Bean representava 3,2% dos dispositivos, portanto, diminuiu substancialmente desde então. Com a tendência histórica do Android para que um número absurdamente pequeno de dispositivos antigos permaneçam ativos, 1% parece um limite mais do que razoável para suporte.

O Jelly Bean representa menos de 1% do bolo agora, ante 3,2% da última vez que o Google se preocupou em nos informar, fonte: Android Police

A Google recomenda que os desenvolvedores também parem de direcionar os níveis de API mais antigos se usarem o SDK do Play Services, visando um mínimo de API de nível 19 (ou seja, Play Services para Android 4.4 Kit Kat), ou que os desenvolvedores comecem a empacotar várias versões de aplicativos para continuar mantendo o suporte - eles podem ler mais detalhes técnicos no anúncio oficial no blog do Google Developers.

fonte: Android Police

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google