sábado, 24 de julho de 2021

Novidades no Chrome Os: Nome de host personalizado

A Google está dando aos Chromebooks a personalização mais nerd possível, pois em breve, você poderá definir seu próprio nome de host personalizado.   

fonte: Android Police

A administração de rede é uma daquelas realidades irritantes de usar tantos dispositivos conectados e, embora existam muitas ferramentas que podem ajudar a agilizar as coisas, às vezes parece que os Chromebooks estão fazendo tudo o que podem para tornar a tarefa mais difícil. No momento, é um incômodo até mesmo identificar seu Chromebook em sua rede local, porque o Chrome OS não transmite o nome de host do seu dispositivo - um rótulo exclusivo que o ajuda a se destacar. Como resultado, diagnosticar até mesmo problemas sem fio simples é mais doloroso do que o necessário, forçando você a lidar com endereços IP complicados. Felizmente, você não terá que esperar muito mais antes de atribuir ao seu Chromebook um nome de host conveniente e fácil de reconhecer.

Em outubro, o Chrome Story revelou um trabalho em andamento que permitiria a um usuário alterar o nome de host do Chromebook diretamente nas preferências do sistema - sem necessidade de Admin Console. Isso abre a porta para muitos nomes potencialmente malucos e criativos para ajudá-lo a identificar seu dispositivo na rede. Apesar de acumular quase 300 estrelas no bug tracker, o desenvolvimento do recurso ficou em silêncio, acabando com as esperanças de renomear nossos Chromebooks por quase um ano.

Recentemente, estamos revelando vários commits no Chromium Gerrit que provam que a Google não abandonou o recurso e, em uma atualização recente do canal Canary, seu sinalizador ficou disponível para teste novamente. Os usuários intrépidos podem ver a interface copiando e colando o seguinte URL em negrito na barra de endereço do Chrome:

chrome: flags # enable-hostname-setting

Enables the ability to set the Chrome OS hostname, the name of the device that is exposed to the local network — Chrome OS

(Habilita a capacidade de definir o nome do host do Chrome OS, o nome do dispositivo exposto à rede local) 

Mude o menu suspenso de Padrão para Ativado e reinicie o Chromebook. Quando sua área de trabalho voltar, clique em "Sobre o Chrome OS" nas preferências do sistema e selecione "Detalhes adicionais".

Em breve, você poderá personalizar o nome do seu dispositivo por meio das preferências do sistema, fonte: Android Police 

Você encontrará uma nova entrada "Nome do dispositivo" na parte inferior da página, juntamente com a opção de personalizá-lo. Em determinada unidade específica, o nome padrão de um Chromebook pode ser, por exemplo ChromeOS_959745 (a numeração arbitrária não veio para ficar, felizmente), que pode ser mudado para algo mais criativo. Ao clicar no ícone de lápis, você poderá digitar até quinze caracteres - letras, números e hifens incluídos. O novo nome se tornará visível para outros dispositivos em sua rede e em conexões Bluetooth.

O recurso de renomeação não está funcionando agora, então levará algum tempo até que você possa personalizar o nome do seu Chromebook. Com um nome exclusivo, pode-se encontrar o dispositivo na rede facilmente, sem ter que entrar nas configurações de rede do Chromebook ou mexer com bagunça que ffica com um monte de dispositivos sem fio na casa, e torna-se uma dor de cabeça lembrar qual é o endereço IP do dispositivo.

Como ainda estamos aguardando a chegada oficial desse recurso, você tem um tempinho para descobrir um bom nome para seu próprio Chromebook. 

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google