quinta-feira, 15 de julho de 2021

Novidades no Android 12 Beta 3: Pixel Launcher com Material You

O Android 12 Beta 3 decora o Pixel Launcher com os detalhes do Material You, mas é um pouco difícil de acionar de forma confiável e uma experência de usuário confusa com botões de cores diferentes.   

fonte: Android Police

O Android 12 Beta 3 tem um monte de novas integrações de Material You para o sistema de temas dinâmico da plataforma, e aninhado entre elas (que ainda estamos pesquisando) está um ajuste para o Pixel Launcher. Parece muito problemático e inconsistente em nossos testes e tem algumas implicações de interface do usuário que podem fazer a Google reconsiderar, mas itens individuais nos menus de pressionamento longo do Pixel Launcher agora podem herdar várias cores separadas de acordo com seu papel de parede e o que está diretamente atrás botões individuais.

Diferentes origens e diferentes lugares = cores diferentes, fonte: Android Police


O recurso é surpreendentemente difícil de ativar às vezes, e certos papéis de parede são melhores nisso do que outros. Estamos brincando com isso um pouco hoje, tentando descobrir a lógica precisa por trás de como funciona, e parece puxar cores com base na cor média para uma área difícil de definir atrás de onde os botões seriam colocados . Às vezes, parece que a média de imagens muito coloridas na escolha de apenas uma cor geralmente presente, mas pode puxar até três cores para elementos de IU em nosso teste. Pelo que sabemos, ele poderia pegar ainda mais cores para os atalhos do aplicativo com mais de três botões, mas é bastante temperamental e geralmente apenas pega um ou dois em nossos testes.

Embora possa parecer uma maneira divertida de destacar os temas dinâmicos do Android 12, o Material You, na verdade, pode ser uma má ideia do ponto de vista da interface/experência do usuário. Afinal, quando se trata de botões, cores diferentes geralmente implicam em ações drasticamente diferentes, e o nível de saturação aqui está quase implicando mais do que esses itens de menu realmente representam. No caso central acima, "papel de parede e estilo" quase se parece com um botão cancelar ou não digitar com base em sua cor, com "configurações iniciais" parecendo algum tipo de interação sim à direita. Para uma decoração simples, pode ser confuso.

Também funciona para atalhos de aplicativos - aparentemente, todos os itens pressionados por muito tempo no inicializador, fonte: Android Police

Resumindo: embora o Pixel Launcher no Android 12 Beta 3 seja muito mais colorido, esta é uma mudança que pode estar atrapalhando a usabilidade. Acho que a Google pode querer desaturá-los um pouco mais, ou talvez até considerar a mudança para apenas uma única cor herdada de fundo. Embora a maioria das mudanças no Material You seja divertida, este muito específico pode, na verdade, ser um pequeno passo para trás, trocando usabilidade por estética de uma forma que realmente não beneficia ninguém. 

Leia mais informações sobre o Android 12 a qualquer momento aqui no blog. Se você deseja instalar a visualização do desenvolvedor em seu próprio dispositivo, descubra como em nosso guia de download do Android 12.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google