terça-feira, 20 de julho de 2021

Google vai encerrar o Bookmarks

A Google está matando o Bookmarks em setembro- não, não os favoritos (bookmarks) do seu navegador. Você provavelmente nunca ouviu falar dele, nunca (conscientemente) o usou e não será afetado por ele.   

fonte: Android Police

A Google está acabando com seu agora antigo e praticamente desconhecido serviço Google Bookmarks ou Favorityos do Google. É um nicho, mas o  Google Bookmarks na verdade datam de 2005 e permite que você salve uma URL junto com um nome, rótulo e notas na grande e assustadora nuvem da era de 2005. Na verdade, o Bookmarks podem até ter alguns dados mais recentes de você, quer você os esteja usando ou não, já que parece puxar algumas informações para locais com estrela do Google Maps. Mas, como afirma o cabeçalho do site do serviço, o Google Bookmarks "não terá mais suporte" após 30 de setembro de 2021.

Antes que você surte e pergunte: Isso não afetará seus favoritos do Chrome, do Edge, do Firefox ou provavelmente qualquer favorito do navegador que você goste ou saiba que possui.

A notícia foi flagrada pelo notório/famos/macabro Killed by Google, que fez uma anotação sobre a próxima morte de hoje e marca a morte de um serviço de longa duração (e, suspeito, de custo de manutenção excepcionalmente baixo). Quando terminar, ainda este ano, o Google Bookmarks já existem há quase 16 anos.

O Google Bookmarks pode ter sido basicamente um desconhecido, mas tinha alguns recursos de ponta para a época. Além do armazenamento baseado em nuvem para seus favoritos (impressionante por volta de 2005), a Google também ofereceu recursos de anotação na forma de notas e rótulos que podem ser pesquisados ​​e classificados, além de um bookmarklet baseado em Javascript que você pode usar para mais rapidamente e salve facilmente os favoritos do seu navegador (embora esse último recurso pareça ter sido desativado agora).

Google Bookmarks antes de sua morte, incluindo o aparentemente extinto bookmarlet Javascript. Imagem via Wikimedia, fonte: Android Police


Se você vir uma tonelada de coisas na sua própria conta do Google Bookmarks e se perguntar o que está acontecendo, há um motivo para isso. Aparentemente, a Google está sincronizando ou armazenando parcialmente alguns de seus locais marcados com estrela no Google Maps. Há algumas especulações de que isso significa que o Google Maps pode estar matando os locais marcados com estrela também, juntamente com a morte do  Google Bookmarks, mas você provavelmente não precisa se preocupar com essa possibilidade.
fonte: Android Police

Por algum motivo, apenas os locais "marcados com estrela" são mostrados no Google Bookmarks. Outras formas de salvamento de localização do Google Maps, incluindo favoritos, "quero ir" e conteúdo de outras listas salvas e personalizadas não aparecem. É certo que essas outras formas de salvamento de local foram implementadas muito depois da funcionalidade original "marcada com estrela", mas é improvável que a Google retire o método mais antigo e potencialmente milhões ou bilhões de locais salvos pelo cliente sem um caminho de migração para esses dados. Algo na linha da explicação alternativa fornecida por @killedbygoogle nos parece muito mais provável. Ainda assim, entramos em contato com a Google para obter mais informações.

Se você estiver preocupado, pode exportar facilmente seus favoritos salvos enquanto isso, e alguém provavelmente encontrará uma solução para reimportá-los de volta para o Google Maps na remota chance de que algo aconteça com eles. Basta clicar em "exportar favoritos" na barra lateral do site.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google