quinta-feira, 29 de julho de 2021

Google vai começar a aplicar suas novas políticas anti-spam da Play Store em setembro

A Google vai começar a aplicar suas novas políticas anti-spam da Play Store em Setembro. Os resultados da pesquisa na Play Store devem começar a ficar muito mais limpos.   

fonte: Android Police

Há muitos nomes de aplicativos com spam na Play Store. Aplicativos com descritores estranhos tentando aparecer em mais pesquisas, aplicativos que incluem o nome de outros aplicativos mais populares ou mesmo (tremor) emoji nos nomes.  E a Google acabou criando um novo conjunto de diretrizes para desenvolvedores que publicam aplicativos na Play Store.

Essa mudança vai entrar em vigor no mês de setembro e há algumas instruções bastante rígidas sobre o que é encorajado e o que não é. As grandes mudanças apresentadas numa postagem do Android Developers incluem, mas não se limitam a:

  • Os títulos dos aplicativos não podem ter mais de 30 caracteres
  • Descritores desnecessários como "grátis", "rápido" e "baixe agora" estão fora
  • Sem capitalização desnecessária (a menos que faça parte do nome de uma marca), pontuação, emoji ou emoticons
  • Nenhum texto ou imagem indicando desempenho ou classificação na Play Store, como "# 1 Racing Game"
  • Sem elementos enganosos no ícone do aplicativo ou nas capturas de tela

A Google também está incentivando os desenvolvedores a usar capturas de tela que representem com precisão os recursos e a interface de um aplicativo. A postagem menciona especificamente capturas de tela que são cobertas por chavões e carecem de informações reais. 

Ei, algumas dessas coisas parecem familiares, não é? fonte: Android Police


Parece que a Google não está banindo completamente o tipo de mau comportamento que descreve. Em vez disso, os aplicativos que não atendem aos padrões atualizados "podem ser inelegíveis para promoção e recomendação nas principais superfícies do Google Play, como aplicativos e jogos iniciais". Embora esse não seja o tipo de postura rígida que faria todo desenvolvedor notar, é o suficiente para fazer os grandes editores de aplicativos tomarem cuidado para garantir que estão nas graças da Google, para que seus aplicativos não desapareçam da página inicial da Play Store e recomendações do usuário.


A documentação de suporte ao desenvolvedor do Google foi atualizada, fornecendo datas mais específicas para quando as alterações nas políticas da Play Store entrarão em vigor. Especificamente, as mudanças nos nomes dos aplicativos, ícones e capturas de tela descritas acima começarão no final de setembro:

Effective September 29, 2021:

We’re updating our Store Listing and Promotion policy to prohibit spam text and graphics in app titles, icons, and developer names.

(Em vigor em 29 de setembro de 2021:

Estamos atualizando nossa política de promoção e listagem da loja para proibir texto e gráficos de spam em títulos de aplicativos, ícones e nomes de desenvolvedores.)

Já vimos alguns desenvolvedores (incluindo a própria Google) alterando nomes e ícones de aplicativos para ficar de acordo com a nova política. Por exemplo, "Google Tasks: Any Task, Any Goal. Get Things Done" foi renomeado como "Google Tasks". Teremos que esperar para ver se a Google se mantém fiel à sua palavra e começa a limpar os resultados de pesquisa da Play Store.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google