fonte: Android Police |
A capacidade de traduzir diretamente no teclado não é novidade no Gboard, nem a opção de ditar palavras, mas os dois nunca trabalharam juntos. Agora, você pode usar o ditado de voz enquanto a interface de tradução está aberta. Basta procurar o ícone do microfone à direita da barra de ferramentas do Gboard. Na versão anterior do teclado, este ícone não estava lá quando o modo de tradução estava ativo. No último, está aparecendo para alguns usuários.
fonte: Android Police |
A entrada de texto é um pouco lenta para começar quando você tenta fazer isso, mas quando isso acontece, o atraso é aceitável, considerando que a Google está lidando simultaneamente com a transcrição e tradução. Todas as combinações de idiomas compatíveis com o Tradutor parecem ser compatíveis com esse recurso e até mesmo a detecção automática de idioma funcionou bem para a Rita El Khoury, do AP, quando ela escolheu falar em francês. A inserção de pontuação nomeando os símbolos também funcionou bem, tanto em francês quanto em inglês.
Esquerda: Fale em inglês, traduza para o espanhol. À direita: francês para inglês, atingindo o limite de 200 caracteres, fonte: Android Police |
A tradução em tempo real funciona com a interface de ditado de voz existente do Gboard, bem como com a nova IU baseada no Assistente que abordamos ontem. No GIF abaixo, olhe atentamente atrás da sobreposição escura do Assistente e dos botões Fechar/Excluir para ver as palavras originais em inglês conforme estão sendo ditas.
fonte: Android Police |
O Gboard minimalista em que esse recurso foi anunciado está abaixo:
O QUE HÁ DE NOVOA Google disse que transcrições e traduções em tempo real foram lançadas para todos, mas, em nossa experiência, o ícone do microfone ainda está ausente em alguns dispositivos, então o botão do lado do servidor ainda pode precisar ser virado para alguns. Para usá-lo, parece que suas chances são maiores com o Gboard 9.7 beta, que você pode obter na Play Store ou no APK Mirror.
• Traduza online usando ditado de voz para uma comunicação eficaz.
fonte: Android Police