O Nearby Share já começou a ser lançado nos dispositivos Pixels e Samsung, já para outros dispositivos Android 6.0 ou superior será nas próximas semanas.
|
fonte: Android Police |
O recurso Nearby Share, compartilhamento nas proximidades, semelhante ao AirDrop doa Google para Android acabou de ser lançado oficialmente. Marcando o final bem-sucedido do teste iniciado em junho, o tão esperado sucessor do Android Beam chegou desde ontem nos Pixels da Google e nos smartphones Samsung, e deve chegar a todos os dispositivos com Android 6.0 e versões posteriores nas próximas semanas. O suporte ao Chromebook também está sendo planejado para "os próximos meses".
|
Suporte para Chromebook em breve, fonte: Android Police |
Caso você perca a cobertura repetida do assunto, o recurso Neraby Share é basicamente a versão do AirDrop para Android, permitindo que você compartilhe conteúdo entre dispositivos Android compatíveis (e, eventualmente, Chromebooks). E não é apenas para arquivos e fotos, você também pode compartilhar outros conteúdos, como links, Tweets e praticamente qualquer coisa que o Android permita que você compartilhe através da planilha de compartilhamento integrada. O recurso começou a ser divulgado um pouco mais amplamente no início de julho, embora tivesse um pouco de soluço no final do mês.
O recurso é muito fácil de usar quando você o possui, embora haja algumas coisas nas quais você pode prestar atenção especificamente durante o processo de configuração, como as configurações de visibilidade, que controlam como as pessoas podem ver e compartilhar coisas com você. Seja como for, você não terá que lidar com a questão do AirDrop de receber aleatoriamente conteúdo obsceno em um local público, pois a configuração mais permissiva ainda restringe a visibilidade permanente dos seus contatos. A menos que você tenha a caixa de diálogo Nearby Share aberta e aguardando o recebimento de um arquivo, porque você sabe que ele está chegando, você não receberá materiais indesejados.
|
Configurações de visibilidade do dispositivo, fonte: Android Police |
O recurso Nearby Share funciona por meio de vários protocolos diferentes, compartilhando coisas via Bluetooth (incluindo LE), WebRTC ou Wi-Fi ponto a ponto, dependendo do que for melhor para a situação. Testes mostram taxas sustentadas em torno de 21 Mbps ao compartilhar um arquivo de vídeo especialmente grande, mas isso varia.
Apesar de termos sido informados pela primeira vez que o anúncio era exclusivo dos Pixels do Google e de smartphones selecionados da Samsung, a Google esclareceu que isso se refere apenas à disponibilidade imediata e que todos os dispositivos com Android 6.0 e posterior o receberão eventualmente.
fonte:
Android Police via
Google