domingo, 9 de agosto de 2020

Como encurtar os cabeçalhos nas Planilhas Google

Seus cabeçalhos em uma planilha ocupam espaço maior que o restante das células da coluna? Aprenda um truque simples para encurtar seus cabeçalhos nas Planilhas Google!



fonte: The Next Web


Se você trabalha com planilhas regularmente, sabe que é importante manter suas tabelas de dados fáceis de explorar e digerir. Você pode fazer isso limpando, modelando e estruturando seus dados adequadamente.

Por exemplo, você pode congelar sua linha de cabeçalho superior, a fim de mantê-la no lugar ao rolar a tabela de dados. Você pode fazer isso selecionando a linha, pressionando o item de menu Ver e, em seguida, Congelar e escolhendo 1 linha.

Outra maneira de usar o estilo para manter sua tabela compacta e agradável para os olhos é garantir que os cabeçalhos não sejam muito longos. Isso evita que as colunas precisem se tornar muito largas ou diferentes em largura, ou as células de cabeçalho se tornem multilinhas. Claro, você pode simplesmente usar abreviações ou outros termos para seus cabeçalhos. Mas há uma pequena função organizada nas Planilhas Google, que pode fazer o truque ainda melhor e até dar à sua tabela uma aparência atrevida.

Agora, antes de revelar isso para você, vejamos uma tabela de dados que ainda não foi tratada por essa pequena função.

fonte: The Next Web
Como você pode ver, o cabeçalho da coluna F está sendo cortado, porque seu texto é muito amplo. Para garantir que as colunas mantenham a mesma largura, mas o texto seja totalmente legível, podemos usar a função de rotação de texto. Simplesmente selecione a primeira linha e clique no ícone de menu que mostra um "A" angular e uma seta de ponto para cima abaixo dela. Em seguida, você terá a opção de várias opções de rotação. Vamos selecionar a segunda opção chamada "Inclinar para cima". O resultado deve ser o seguinte.

fonte: The Next Web
Ficou bem melhor agora. Para torná-la ainda mais bonita, você pode começar a brincar com cores, por exemplo, dando uma cor à linha do cabeçalho e as linhas de dados alternando cores. Então, o que você está esperando? Volte ao trabalho e mostre que você é o mago das planilhas!

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google