quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Usuários do Android 10 estão tendo acesso aos novos emojis do Android 11

Os usuários do Android 10 obtêm acesso aos novos emojis do Android 11 de uma maneira peculiar. O Gboard e o Google Mensagens trabalham lado a lado para fornecer os novos smileys.

fonte: Android Police
Em quase todos os sistemas operacionais e plataformas, o suporte a novos emojis geralmente requer uma atualização de software. Geralmente, também é o caso do Android: uma nova versão oferece a capacidade de exibir novos emojis em todo o sistema e o Gboard é atualizado para oferecer suporte a enviá-los. Estamos prestes a mudar, pois os usuários do Android 10 subitamente ganharam a capacidade de exibir e enviar smileys do 11 por meio de uma combinação do Gboard e do Mensagens.

Vamos voltar um pouco. No Android 8.0 Oreo, a Google introduziu uma biblioteca de Emoji Compatibility que os desenvolvedores podem implementar em seus aplicativos para exibir emojis de versões mais recentes do Android, mesmo que o dispositivo esteja executando um anterior. O objetivo é garantir que você veja a imagem minúscula adequada em vez de um quadrado em branco quando alguém em um sistema operacional mais novo enviar um emoji não suportado.

Nosso melhor palpite é que a Google está usando a mesma biblioteca no Gboard e no Mensagens, o primeiro a enviar esses emojis do Android 11 em dispositivos Android 10 e o segundo a exibi-los.

Um dos informantes do AP, Nick, notou pela primeira vez ao usar o recurso Mensagens na web em seu Pixelbook, mas um outro informante, Matthew, confirmou que isso estava acontecendo no aplicativo móvel, assim como no OnePlus 6. Você recebe o novo design de smiley do Android 11, que inclui um azul mais claro para todas as lágrimas, um vermelho adequado para corações e sem bordas ao redor dos rostos. Você também recebe os 115 novos emojis Unicode 13 do Android 11, incluindo o ninja, rosto disfarçado, rosto sorridente com lágrimas, dedos apertados, pulmões, coração anatômico, urso polar, mamute, mirtilo, pimentão e muito mais. Você não pode procurá-los por palavra-chave, portanto, será necessário rolar e tentar encontrá-los.

Novos emojis do Android 11 no Gboard em um dispositivo com Android 10, fonte: Android Police
No entanto, os novos emojis nem sempre aparecem no teclado. O usuário do Reddit u/theprogrammerx compartilhou uma comparação do que vê no Gboard no OnePlus 7 Pro: Em Mensagens, ele obtém os emojis do Android 11, enquanto que no Twitter os existentes do Android 10 aparecem. O Chrome também não é compatível.

Mesmo dispositivo Android 10, mesma versão do Gboard com Twitter (esquerda) e Mensagens (direita), fonte: Android Police
Isso nos diz que a Google ativou no Gboard apenas quando as Mensagens estão na vanguarda, ou está verificando se um aplicativo em primeiro plano tem a biblioteca Compatível com Emoji em geral e ativando os emojis de acordo. Não recebemos uma confirmação de que isso está funcionando em qualquer lugar fora das Mensagens, portanto, pode ser que ele esteja realmente limitado apenas a esse aplicativo. Logo após a publicação da postagem, recebemos a confirmação de um terceiro informante que está vendo os novos emojis no Gboard ao usar o WhatsApp também, exceto que o WhatsApp não pode exibi-los adequadamente após o envio. Portanto, não está claro o que a Google está usando como requisito para mostrá-los no Gboard... será que talvez estejam limitados ao aplicativos de mensagens?

O Gboard pode enviar os novos emojis no WhatsApp, mas o WhatsApp não os mostra, fonte: Android Police
Outro informante, Matthew, está usando o Gboard v9.6.16 beta (APK Mirror) e o Mensagens 6.4.039 beta (APK Mirror), mas apesar de rodar essas mesmas versões (e atualizando para as mais novas hoje), não se consegue mostrar os novos emojis no Pixel 4 XL com Android 10. Outros dispositivos verificados também nada ocorre, então o recurso parece ser um teste limitado do servidor. Vamos aguardar para saber quando estiver amplamente disponível e compatível com todos os aplicativos da Emoji Compat library. Esperar uma atualização de software totalmente nova para obter alguns smileys parece um requisito de exagero nos dias de hoje.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google