fonte: Android Police |
Nova caixa de diálogo de compartilhamento
A Google começou a testar uma nova caixa de diálogo de compartilhamento no Chrome 84, mas está apenas começando a ser amplamente implementada com o lançamento do Chrome 85. Se você tiver a versão 84, vai terv que definir ambos chrome://flags/#sharing-hub e chrome://flags/#share-qr-code (cole-os na barra de endereço, clicar não funcionará) para 'Ativado' para obter a nova interface.
fonte: Android Police |
Abaixo dos botões do Chrome estão os atalhos para alguns aplicativos comumente usados, seguidos por um botão 'Mais' que abre a página de compartilhamento padrão do Android. É bom ver que não teremos que rolar horizontalmente por mais de 50 ícones no Chrome, como tem que fazer no Google Fotos.
64 bits no Android
Embora os dispositivos Android de 64 bits sejam comuns há vários anos, a Google sempre distribuiu o Chrome para Android como apenas de 32 bits. A empresa começou a lançar versões de 64 bits com o Chrome Beta 84, mas agora elas parecem ser mais difundidas no Chrome 85. Há um problema: o suporte a 64 bits parece estar habilitado apenas no Android 10 ou superior.
Esquerda: Chrome 84; À direita: Chrome 85 (observe a string 'Google Chrome'), fonte: Android Police |
Velocímetro 2.0 no Chrome 84 de 32 bits (esquerda) e Chrome 85 de 64 bits (direita), fonte: Android Police |
Durante anos, a Google tentou ocultar URLs completos na barra de endereços do Chrome, resultado de algumas pesquisas que afirmam que as páginas de phishing não são tão eficazes quando apenas o domínio do site atual (por exemplo, google.com, androidpolice.com) é mostrado. O Chrome 85 inclui dois novos sinalizadores de recursos que ocultam o caminho completo do URL, mas eles estão sendo testados apenas em plataformas de desktop por enquanto.
fonte: Android Police |
fonte: Android Police
Depois que os sinalizadores de recursos apareceram pela primeira vez no Chrome Canary / Dev no mês passado, a Google revelou mais detalhes sobre o Chromium Bug Tracker. "Acreditamos que esta seja uma área de problema importante a ser explorada porque phishing e outras formas de engenharia social ainda são comuns na web", disse um desenvolvedor do Chromium, "e muitas pesquisas mostram que os padrões de exibição de URL atuais do navegador não são defesas eficazes. Estamos implementando este experimento de exibição de domínio simplificado para que possamos realizar pesquisas qualitativas e quantitativas para entender se isso ajuda os usuários a identificar sites maliciosos com mais precisão.
"No entanto, tornar o endereço da web menos importante, como faz com esse recurso, beneficia a Google como empresa. O objetivo da Google com as Accelerated Mobile Pages (AMP) e tecnologias semelhantes é manter os usuários nas páginas hospedadas pela Google o máximo possível, e o Chrome para Android já modifica a barra de endereço nas páginas AMP para ocultar que as páginas são hospedadas pela Google. Modificar endereços na área de trabalho é mais um passo para torná-los irrelevantes, o que pode prejudicar a natureza descentralizada da Internet como um todo.
fonte: Android Police |
Outras mudanças
Como sempre, esta atualização inclui mudanças para usuários e desenvolvedores. Aqui estão algumas alterações menores incluídas no Chrome 85:
- O suporte para decodificação de imagem AVIF (do mesmo grupo que desenvolveu o codec de vídeo AV1) agora está habilitado por padrão, mas apenas em plataformas de desktop.
- Os atalhos de aplicativos para PWAs agora estão ativados por padrão nas plataformas de desktop. O recurso foi lançado no Android no Chrome 84.
- A API Web Bluetooth recebeu algumas melhorias, como um novo ouvinte de eventos para pacotes de publicidade e um novo método getDevices ().
- O Chrome agora está seguindo o Safari e o Firefox ao descontinuar a antiga API AppCache.
- Arrastar e soltar arquivos na área de trabalho foi aprimorado.
- O Chrome agora atualiza automaticamente as imagens veiculadas por HTTP para HTTPS, sempre que possível. O conteúdo de áudio e vídeo foi atualizado automaticamente desde o Chrome 80.
- O Chrome na área de trabalho agora tem visualizações de guias e uma interface mais amigável ao toque.
- O novo recurso Otimização guiada por perfil deve melhorar um pouco o desempenho do navegador.
O APK é assinado pela Google e atualiza seu aplicativo existente. A assinatura criptográfica garante que o arquivo é seguro para instalação e não foi adulterado de nenhuma forma. Em vez de esperar que a Google envie esse download para seus dispositivos, o que pode levar dias, faça o download e instale-o como qualquer outro APK.
fonte: Android Police via Chrome Platform Status, Chromium Blog, Google Blog