segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Novidades no Google Câmera: Não salva mais pares de fotos em pastas independentes

O Google Câmera 7.5 não salva mais pares de fotos em pastas independentes, assim, não há mais bagunça na organização e pastas inúteis!

fonte: Android Police
Quem tem um Pixel capaz de tirar fotos de retratos e se aventurou em seu armazenamente para fazer backup ou mover suas imagens, deve ter notado a confusão boba das pastas de retratos. Por algum motivo, cada par tem sua própria pasta separada, complicando o uso de aplicativos de galeria de terceiros ou soluções de backup. Felizmente, com a Câmera 7.5, esse problema não mais existe.

Esta nova versão do aplicativo Câmera está disponível apenas no Android 11 beta. Alguns dias atrás, foi descoberto que havia causado uma mudança polêmica na convenção de nomenclatura das imagens, mas o que não notado na época e foi trazido à atenção agora por um informante do AP, é que isso corrige a bagunça da foto do retrato.

Anteriormente, qualquer dupla de fotos que você tirasse era salva em pastas individuais no diretório DCIM/Câmera. Isso significava uma grande quantidade de pastas para cada par de imagens. Embora não se pudesse notar a diferença no aplicativo Fotos, qualquer galeria de terceiros (exceto a Simples) ficava repleta dessas pastas separadas. Você tinha que abrir cada uma individualmente, as fotos não apareciam em ordem cronológica com o resto de suas fotos e vídeos, e se você decidisse deletar um ou ambos, ainda ficava com uma pasta vazia e inútil.

Qualquer tentativa de fazer backup do diretório da câmera em um segundo armazenamento resultaria na manutenção da mesma estrutura de arquivos e causaria um incômodo se você quisesse limpá-la e colocar todas as suas mídias juntas. Em suma, não era elegante.

A câmera 7.4 e inferior salva as fotos em pastas individuais separadas, fonte: Android Police
Com a Câmera 7.5, o problema é resolvido da maneira mais simples. Os instantâneos de retrato são salvos diretamente no diretório DCIM / Câmera, de modo que todo o problema da subpasta desaparece.

Com o Câmera 7.5, novas fotos de retrato são salvas no diretório da Câmera. fonte: Android Police
A convenção de nomenclatura também mudou para melhor, já que agora você pode classificar por nome sem bagunçar a cronologia:
  • v7.4 e abaixo: 00100dPORTRAIT_00100_BURSTYYYYMMDDHHMMSS ... (o original não desfocado costumava começar com 00000, portanto, a classificação de várias fotos de retrato não podia ser feita pelo nome)
  • v7.5: PXL_YYYYMMDD_HHMMSS.PORTRAIT-01.COVER.jpg (o original não desfocado termina com -02, portanto, não afetando a ordem de classificação).
Como o Câmera v7.5 só é compatível com o Android 11, você terá que executar a versão beta para experimentar esse recurso. Você pode obter a versão mais recente do APK Mirror.

fonte: Android Police 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google