quarta-feira, 4 de novembro de 2020

A entrada de voz no Android é uma bagunça multilíngue

A entrada de voz no Android é uma bagunça multilíngue. Há muitos métodos diferentes com muitas configurações, e alguns estão bloqueados para os padrões do sistema.

fonte: Android Police

Pessoas multilíngues podem ter outros mundos abertos para eles como resultado de suas habilidades, mas também pode ser um ponto de frustração ao usar um dispositivo Android - pelo menos, quando se trata de entrada de voz. O Google Assistente e o Gboard já são ruins o suficiente, mas aplicativos como o Google Maps e o Chrome usam um método de entrada de voz específico que segue rigidamente a configuração de idioma do sistema, transformando essa vantagem multilíngue em uma limitação inútil.

Este problema é simples: nem todos os métodos de entrada de voz no Android funcionam da mesma forma, mesmo que você pense que sim. Aplicativos como o Chrome e o Google Maps usam um tipo diferente de entrada de voz em comparação ao Gboard ou ao aplicativo Google, e esse outro método de entrada mais antigo simplesmente segue a configuração de idioma do sistema, sem uma maneira rápida de alternar entre os idiomas. Portanto, se o idioma do sistema do seu dispositivo está definido como inglês, mas deseja fazer uma pesquisa no Google Maps ou Chrome em cantonês ou espanhol, você está sem sorte sem cavar nos menus, executar seu comando e, em seguida, alterá-lo novamente.

Diferentes aplicativos primários usam diferentes métodos de entrada de voz, e a "interface de entrada de voz" básica (à esquerda) não é multilíngue, fonte: Android Police

Aparentemente, nem sempre foi esse o caso. Os relatórios afirmam que uma versão anterior da interface de entrada/pesquisa por voz seguia a configuração de digitação por voz da Google, embora não possamos confirmar isso. Atualmente, você pode definir idiomas alternativos ou multilíngues de entrada de voz em outros locais, como o aplicativo da Google, mas embora essa configuração seja herdada em alguns outros locais, ela não se aplica a esta interface de entrada de voz básica. Existem duas soluções possíveis: você pode alterar a configuração do idioma principal do sistema sempre que precisar usar um idioma diferente ou pode usar a entrada de voz do Gboard como uma solução alternativa para a entrada de texto no campo de pesquisa, ignorando a pesquisa por voz integrada ferramenta em ambos os aplicativos com alguns toques extras.

"Embora seja um exagero me chamar de multilíngue, eu mesmo testei isso definindo todos os tipos de idioma de entrada possíveis no meu Pixel 5 para espanhol e inglês e, embora a tela de entrada de voz me diga qual idioma está configurado para aceitar, Eu não posso mudar isso na hora, e simplesmente falar (muito ruim) espanhol resulta em resultados inesperados e inconsistentes (ou seja, palavras espanholas misturadas com sinônimos ou sons semelhantes em inglês). A única maneira de realmente alterar o idioma dessa tela de entrada de voz é alterar a configuração de idioma padrão do sistema principal. E pelo que eu posso dizer, não é possível ter mais de um ativo ou alternar de forma conveniente ou fácil entre eles. Rine Hager do AP."

Contribuir para esse problema é o grande número de lugares diferentes que as configurações de idioma para diferentes métodos de entrada de voz vivem no Android. Há aquela configuração no nível do sistema (Configurações -> Sistema -> Idiomas no Android 11) que controla este método de entrada, a configuração de digitação por voz do Google app / Google (Google -> Mais -> Configurações -> Voz -> Idioma) e o Configuração do Assistente (Google -> Mais -> Configurações -> Google Assistente -> Idiomas), todos afetando coisas diferentes. E isso está até mesmo ignorando outras configurações de idioma específicas do aplicativo.

fonte: Android Police

Toneladas de configurações de idioma (acima e abaixo), mas nenhuma pode tornar o prompt de pesquisa por voz devidamente multilíngue.

fonte: Android Police

Resumindo: o sistema de entrada de voz embutido não tem suporte multilíngue suficiente e segue uma configuração que é muito inconveniente para alterar com frequência. Além disso, existem muitas configurações que controlam muitas formas diferentes de entrada de voz no Android, adicionando mais confusão à limitação de idioma do sistema aparentemente arbitrário. Talvez seja hora da Google substituir totalmente o método de entrada de voz integrado mais antigo pelo Assistente (como está começando a fazer no Gboard). Essa não é uma solução ideal, pois tem seus próprios problemas, mas é melhor do que nada.

O AP entrou em contato com a Google para obter mais informações sobre essa aparente mudança de comportamento e se há planos de melhorias futuras, mas, no momento da redação, a empresa ainda não havia respondido à nossa consulta.

fonte: Android Police via Google Product Forums (1), (2), (3), (4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google