domingo, 15 de novembro de 2020

Como fazer o sideload de qualquer aplicativo no Android TV

Aprenda nesta postagem como fazer o sideload de qualquer aplicativo no Android TV Tem um APK? Veja como instalá-lo na sua TV.

fonte: Android Police

Se você deseja instalar algo como um navegador ou um aplicativo que não está disponível na Play Store para sua smart TV com Android TV, set top box ou dongle, não é imediatamente intuitivo como você faria. Embora existam métodos mais complicados, como o uso de ADB (que também explicaremos), existem ferramentas simples de compartilhamento de arquivos sem fio que tornam o processamento de sideload de APK super simples.

Seja qual for o motivo para fazer isso, vamos orientá-lo na maneira mais fácil de transferir arquivos APK para qualquer dispositivo Android TV.

Instale APKs de um smartphone ou tablet Android

Existem alguns métodos diferentes de transferência de arquivos APK para o Android TV, como instalar um gerenciador de arquivos em nuvem em sua TV ou passar pelo difícil processo de configuração do ADB em um computador. O método mais fácil é usar o 'Send files to TV', um aplicativo que envia arquivos para um dispositivo Android TV (ou qualquer outro com Android) pela rede local.

Primeiro, você precisa instalar o aplicativo "Send Files to TV" da Play Store em seu smartphone e TV. Para instalá-lo em sua TV, abra a Play Store e pesquise o nome ou clique no link acima em um computador desktop e defina sua TV como o destino de instalação.

fonte: Android Police

Este guia explicará como enviar arquivos para sua TV a partir de um smartphone ou tablet Android. Se você não tem um dispositivo Android para enviar arquivos, também existe um aplicativo de desktop. Você também pode verificar a próxima seção para o processo de instalação com ADB.

Assim que a instalação do aplicativo for concluída em ambos os dispositivos, abra o aplicativo "Send files to TV" em sua TV e selecione a opção 'Receive (Receber)' para iniciar o recebimento. Agora, abra o aplicativo em seu telefone e pressione Enviar. Isso abrirá um navegador de arquivos - você precisará encontrar o arquivo APK e selecioná-lo.

fonte: Android Police

Assim que a transferência do arquivo for concluída, você poderá selecionar o arquivo na sua TV e, em seguida, pressionar a opção 'Open (Abrir)'. Se tudo correr bem, você receberá um aviso para instalar o aplicativo.

fonte: Android Police

No entanto, o aplicativo de transferência parece ter um problema em que o botão Abrir nem sempre funciona. Se for esse o caso, você precisará instalar um aplicativo gerenciador de arquivos separado na sua TV, como o File Commander. No File Commander, selecione 'Armazenamento interno' na tela principal e, em seguida, a pasta Download. Todos os arquivos transferidos usando Enviar arquivos para a TV aparecerão aqui - basta pressionar um para abrir.

fonte: Android Police

Se você tiver uma versão recente do Android TV, poderá receber uma mensagem informando que instalações de fontes desconhecidas não são permitidas. Nesse caso, selecione o botão 'Configurações', que abrirá um pop-up na lateral com uma lista de aplicativos permitidos.

fonte: Android Police

Você só precisa mudar o aplicativo que está tentando instalar o APK (seja o gerenciador de arquivos ou Enviar arquivos para a TV) para a posição 'ligado' e pressione de volta no controle remoto para retornar à instalação. Você só precisa fazer isso uma vez, pelo menos.

Instale APKs do seu PC com ADB

Como todos os dispositivos Android, você pode usar o Android Debug Bridge (ou ADB, para abreviar) para transferir APKs para a Android TV. O ADB normalmente funciona em uma conexão USB com fio, mas usaremos Wi-Fi para esse processo.

O primeiro passo é instalar o ADB em seu computador. Ele está oficialmente disponível como parte do Android Studio SDK, mas pode ser difícil de configurar se você não for um programador, então é melhor usar uma ferramenta de instalação de terceiros. Se você estiver no Windows, o 15 Seconds ADB Installer é uma opção popular que sempre funciona bem. Se você estiver usando macOS, Linux ou Chrome OS, experimente as ferramentas Nexus Tools.

Depois de instalar o ADB, tente digitar o comando "adb--help" (sem as aspas) em seu aplicativo Terminal/Linha de Comando e pressione Enter. Você deve ver algo como a imagem abaixo. Se você receber um erro ou outra mensagem, tente fechar e reabrir a janela Terminal/CMD e tente novamente.

fonte: Android Police

Agora é hora de se conectar à sua TV. Pressione a engrenagem Configurações na parte superior da tela inicial do Android TV e vá para Preferências do dispositivo > Sobre. Role para baixo até 'Build (Construi' e clique em Construir até ver a mensagem "Você é um desenvolvedor".

fonte: Android Police

Feito isso, você deve encontrar o endereço IP da sua TV. Volte para a página principal das Configurações, pressione 'Rede e Internet' e selecione a conexão ativa. O endereço IP deve ser um dos primeiros detalhes listados.

fonte: Android Police

Agora é hora de conectar o ADB do seu PC à Fire TV. Volte para o seu PC e execute "adb connect" (sem as aspas), seguido pelo endereço IP da sua Android TV. Isso fará com que um prompt aparecer na sua TV que você terá que aceitar. Depois disso, você verá uma mensagem informando que o ADB se conectou com êxito - você também pode executar "dispositivos adb" para verificar.

fonte: Android Police

Finalmente, agora você pode instalar quaisquer arquivos APK que desejar. No Terminal / Linha de Comando, digite "adb install" (sem aspas), depois um espaço e arraste o arquivo baixado para a janela do aplicativo. Deve colar o caminho completo para o arquivo. Em seguida, pressione Enter e observe a magia.

fonte: Android Police

Se você recebeu uma mensagem de "sucesso", o aplicativo agora deve estar visível na sua TV. Se você quiser fazer o sideload de mais APKs no futuro, tudo o que você precisa fazer é executar o comando ADB connect novamente em seu PC e, em seguida, executar o comando de instalação para cada APK.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google