terça-feira, 10 de novembro de 2020

Novidades no Google Fotos: O aplicativo quer que você ajude no aprendizado de máquina

O Google Fotos quer que você doe seu tempo para treinar ainda mais seus algoritmos. Você será o professor desta aula de aprendizado de máquina.

fonte: Android Police

O Google Fotos não hesita em pedir sua ajuda para melhorar seus algoritmos. Mais de um ano atrás, o aplicativo começou a fazer aos usuários perguntas simples do tipo "sim/não/não tenho certeza" para refinar seus recursos de reconhecimento facial e agrupar melhor o mesmo rosto no mesmo perfil. Mais recentemente, o aplicativo adicionou uma pesquisa semelhante para coisas, então quando você abre a categoria pôr do sol (por exemplo) em Pesquisa de fotos >> Coisas, você obtém uma pequena caixa no topo onde você pode confirmar se certas fotos têm um pôr do sol nelas ou não. O aplicativo agora está levando as coisas ainda mais longe, solicitando sua ajuda para rotular suas imagens do zero, não apenas para confirmar se sua suposição é precisa ou não. Basicamente, você fará algum trabalho de graça, se desejar, e o resultado final é que todos terão uma imagem e reconhecimento de objetos melhores.

Um dos princípios básicos do aprendizado de máquina é ter um conjunto de dados de treinamento devidamente rotulado para que os engenheiros possam construir seus algoritmos a partir dele. No caso do Google Fotos, e em termos mais simples, isso significa que a Google quer um lote de imagens de um cacto rotulado como "cacto" para que possa ensinar seu sistema ou reconhecer qualquer outra imagem de cacto como um cacto. Ele também deseja muitas imagens de cactos porque um cacto pode ser fotografado de diferentes ângulos e distâncias, em condições de iluminação variadas, com/sem outras coisas por perto, sem mencionar as milhares de espécies de cactos e suas cores e formas. A imagem por si só não é dados suficientes para treinar um algoritmo, o rótulo também é necessário e é aí que entra o recurso/pesquisa do Fotos mais recente.

fonte: Android Police

A opção ainda está sendo implementada no lado do servidor e vive como um pequeno cartão na parte inferior da guia Pesquisar. Depois de tocar nele e concordar em fazer o trabalho, o Fotos mostrará imagens para você e uma caixa de texto, e pedirá que você digite o que é importante em cada foto específica. Pense nisso como uma marcação de imagens: dia, noite, árvore, cacto, loja, pessoa, balão, carro, edifício, pôr do sol, flor, etc ... Você pode escrever quantas dessas quiser e enviá-las. O primeiro lote contém dez fotos, mas você pode fazer mais se desejar, pular uma imagem se não souber como descrevê-la ou interromper o processo completamente.

fonte: Android Police

Quando terminar, o Fotos perguntará se você gostaria de tentar outro tipo de pergunta, e é aí que você verá mais três exercícios de treinamento. Um verifica se certas fotos podem ser impressas (provavelmente para ajudar na assinatura mensal da impressão), o outro vê em quais tipos de animações e colagens e outras criações fotográficas automatizadas você está interessado, e o terceiro quer saber se as fotos tiradas um dia específico está relacionado ao feriado ou festa conhecida desse dia.

fonte: Android Police

Como essas pesquisas e perguntas estão sendo implementadas por meio de uma mudança no servidor, você não pode forçá-las a aparecer para você. Tudo o que você precisa fazer é esperar e provavelmente logo poderá trabalhar para a Google de graça, de certa forma.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google