Os produtos Google Chat, Google Meet e Gmail ganham novas ferramentas de segurança. Os logotipos corporativos autenticados estão chegando à sua caixa de entrada do Gmail.
|
fonte: Android Police |
A Google implementou novas medidas de segurança no Gmail, no Chat e no Meet que vão proteger os usuários de falsificadores, spammers e agitadores que buscam interromper suas comunicações. A maioria dessas alterações entrará em vigor primeiro para os usuários do G Suite, embora as contas da Google de consumidor tenham pelo menos uma resposta.
Os logotipos aparecerão em locais onde você verá o avatar do remetente de um amigo ou colega no Gmail - na área de trabalho, isso estará na própria mensagem; no celular, ele aparece tanto na tela como na lista de mensagens.
|
fonte: Android Police |
Essas integrações são um produto do Gmail que adota indicadores de marca para identificação de mensagens ou
BIMI, um padrão que está sendo trabalhado pela Google, LinkedIn da Microsoft, Twilio, Verizon e outros. As inserções do logotipo BIMI são um emblema de verificação para dizer que uma mensagem veio do domínio assinado e é destinada a combater os golpistas que enviam emails com domínios forjados. A autenticação vem na forma de um processo de duas etapas chamado
DMARC - Autenticação, Relatório e Conformidade de Mensagens com Base no Domínio - que as empresas devem adotar para participar do BIMI.
|
fonte: Android Police |
Google também está fortalecendo as proteções para usuários do Chat e do Meet no G Suite. No Chat, certas sintaxes de mensagens podem ser capturadas como spam e arquivadas, os links serão verificados em tempo real quanto a riscos de phishing e, em breve, salas de bate-papo inteiras poderão ser reportadas se os usuários acreditarem que atividades suspeitas estão acontecendo.
|
fonte: Android Police |
Para o lado do vídeo, qualquer pessoa que tenha sido negado acesso a uma sala várias vezes ou ejetado de uma delas não poderá entrar nela com a intervenção de um administrador da sala. Os administradores da sala de reuniões também estão recebendo bloqueios de segurança (vistos acima) que limitam como um usuário pode ingressar em uma sala - por meio de um calendário ou convite do Gmail, por exemplo - e o que um participante pode fazer na sala. Essas melhorias de segurança do Meet serão lançadas primeiro no G Suite for Education e também nas contas da Google para consumidores.
Obviamente, a segurança é uma preocupação, pois o trabalho remoto em larga escala durante a pandemia apresenta novas vulnerabilidades para correção, portanto, é bom ter essas medidas, embora um pouco atrasadas.
fonte:
Android Police via
Google