fonte: Android Police |
A Google não desenvolveu o próprio Google Earth ou, pelo menos, não o fez inicialmente. A Google adquiriu uma pequena empresa chamada Keyhole em 2004 que criou um produto chamado EarthViewer: o precursor do Google Maps. Foi licenciado para empresas como a CNN para uso em transmissões, e até agências de inteligência dos EUA estavam usando para visualizar melhor a geografia. A CIA o utilizou para os esforços de inteligência, incluindo a mais recente guerra do Iraque, e investiu muito dinheiro na empresa para desenvolvimento futuro por meio do grupo de capital de risco In-Q-Tel, essencialmente apoiado pelo governo.
Cerca de um ano após a aquisição da Keyhole, a Google lançou o que conhecemos como Google Earth: uma solução de software autônoma gratuita que mostrava uma visualização em 3D de todo o planeta. Isso foi antes mesmo de estar disponível em um navegador. A empresa conseguiu mesclar detalhes do Google Maps para coisas como planejamento de rotas e construções em 3D, e recebeu atualizações regulares com novos recursos nos últimos quinze anos. Adições recentes incluem estrelas e uma interface de pesquisa nova e aprimorada.
Para comemorar seu aniversário de quinze anos (mais onze dias), a Google publicou uma postagem no blog com quinze histórias inspiradoras que mostram como o Google Earth fez a diferença no mundo que ilustra, desde coisas como educação e resposta a desastres, preservação da vida selvagem e até uma reunião de família após décadas de separação. Para mais informações, clique no link da Google abaixo.
fonte: Android Police