quarta-feira, 29 de julho de 2020

Novidades no Android: Definir novo lembrete diretamente de uma notificação

Agora você pode definir um novo lembrete diretamente de uma notificação do Android. É bom para nunca se esquecer de comprar ou fazer alguma coisa importante!

fonte: Android Police
As últimas iterações do Android introduziram muitas ações contextuais e atalhos em vários locais do sistema operacional. Você pode selecionar um número de telefone para chamar, uma palavra para definir, um nome de artista para abrir no Spotify, ou às vezes você pode encontrar ações inteligentes nas notificações. A mais amplamente disponível deste último é um botão "aberto" quando você recebe links. Agora, há uma nova adição que permite definir lembretes apenas quando um contato solicita que você faça algo.
Existem muitos pontos de interrogação sobre o que aciona essa ação de lembrete, mas antes de chegarmos a isso, vamos ver como ela aparece e como funciona.

Ele aparece como um balão de ação "Definir lembrete" ao lado ou no lugar de respostas inteligentes em uma notificação de mensagens compatível. Nem todo o conteúdo de notificação o aciona, é inteligente o suficiente aparecer somente quando um amigo ou contato pede que você faça algo.

fonte: Android Police
Toque na opção e você será direcionado ao Google Keep para configurar um lembrete. O título será pré-preenchido a partir do conteúdo da mensagem e tudo o que você precisa fazer é definir um horário ou local e salvá-lo. Isso cria um novo lembrete no Google Keep, que também é sincronizado com os lembretes do Google Assistente. Você também pode encontrá-lo em seu Google Agenda.

fonte: Android Police
Mas o Keep não é o único aplicativo que pode lidar com isso. O Google Tarefas também é suportado e, se você tiver os dois aplicativos instalados, será solicitado que você escolha um deles. Outros aplicativos de tarefas como o Todoist não parecem ser compatíveis.

Com o Tarefas, a experiência é um pouco diferente do Keep, pois a tarefa é salva com um título preenchido automaticamente, sem solicitar que você configure uma data e hora antes. Você precisará editá-lo para adicioná-los. Além disso, esses lembretes não são sincronizados com o Google Assistente e também não são totalmente integrados ao Google Agenda.

Adicionar legenda
Nos testes feito pelo AP, o balão de ação do lembrete apareceu para notificações do WhatsApp e do Telegram, mas não para mensagens do Google Mensagens, Gmail ou Twitter. Dá para ativar com frases do tipo "não esqueça x" ou "por favor compre x" ou "traga x".

Um detalhe interessante é que adicionar um ponto de exclamação no final pode confundir a IA e fazer com que ela não apareça em alguns casos. Da mesma forma, mensagens como "jantar hoje à noite às 19:30" não foram acionadas. Outras frases sobre reuniões, eventos e horários específicos também não parecem ser suportadas.

fonte: Android Police
Duas configurações controlam todas as ações inteligentes; portanto, se você quiser desativá-las, será necessário desativar uma destas:
  • Settings > Apps & notifications > Notifications > Advanced > Suggested actions and replies (Configurações> Aplicativos e notificações> Notificações> Avançado> Ações e respostas sugeridas)
  • Settings > Apps & notifications > Special app access > Adaptive Notifications (select "none") (Configurações> Aplicativos e notificações> Acesso especial a aplicativos> Notificações adaptáveis ​​(selecione "nenhum"))
Além de pontos de interrogação sobre quais notificações de aplicativos ele funciona, quais aplicativos de lembrete podem lidar com ele e quais frases o acionam, existem outras incógnitas sobre esse balão de ação.

Não sabemos o que de repente fez aparecer. Ele pode estar disponível em um Pixel 4 com Android 10 e o patch de segurança de julho, mas pode não aparecer no OnePlus 7 Pro com Android 10 e no patch de maio. Então, talvez esse recurso poderia estar limitado aos Pixels.

Também pode estar vinculado ao patch de segurança, ao Google Play Services ou ao Device Personalization Services (que controla ações inteligentes nas notificações). A reversão para versões mais antigas de aplicativos desses dois não faz com que desapareça, portanto, pode ser uma opção do servidor também.

Assim como apareceu misteriosamente, essa ação inteligente pode desaparecer em breve e isso não seria a primeira vez que isso aconteceria, seria? É algo útil, no entanto, e seria melhor integrado aos lembretes do Assistente sem precisar do Keep como intermediário.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google