quinta-feira, 16 de julho de 2020

Google esquece de renovar um domínio blogspot, e milhares de blogs ficam inacessíveis

Parece piada, mas alguém na Google esqueceu de renovar um domínio blogspot, que continua offline uma semana depois. Milhares de blogs foram afetados.

fonte: Android Police
Uma semana atrás, milhares de blogs ficaram offline na Índia pois, parece que a Google perdeu o controle sobre o domínio blogspot.in, onde muitos blogs pequenos estão hospedados. Um problema que uma empresa multibilionária como a Google poderia resolver num curto espaço de tempo, mas o domínio blogspot.in continuou inacessível até o presente.

Vale salientar que os blogs não estão completamente perdidos pois permanecem acessíveis quando manualmente muda o domínio blogspot.in para blogspot.com na URL, conforme relata o The Next Web. Entretanto não há um redirecionamento direto, logo se as postagens desses blogs estiverem "linkados" nas redes sociais ou em outros sites, os usuários podem pensar que o conteúdo não está mais disponível. O mesmo acontece para para os resultados de pesquisa: É só procurar por "site:blogspot.in" no Google, e podemos encontrar milhões de resultados indexados.

Consulta WHOIS da TNW, fonte: Android Police
Para verificar o que aconteceu, o The Next Web executou uma consulta de pesquisa de proprietário de domínio por meio do WHOIS e, com certeza, o site atualmente não parece pertencer ao Google, mas a um site chamado www.domainming.com. O Bleeping Computer analisou isso, e parece que esta empresa está vendendo blogspot.in por US$5.999. Essa é uma situação perigosa, pois qualquer pessoa pode comprar o blogspot.in e redirecionar pesquisas indexadas e links permanentes para distribuir malware ou scams.

Blogspot.in para venda, como visto em sedo.com, fonte: Android Police
O que quer que tenha acontecido na Google que levou a essa situação, parece ser um problema maior do que se imagina. A resposta lenta também pode ser um mau sinal para o Blogspot e o Blogger no futuro. A empresa provavelmente investiria toneladas de recursos no resgate do domínio indiano se o serviço fosse importante para eles pois, US$5.999 não deveriam parar um negócio de bilhões de dólares com contatos com reguladores e governos.

Esse descaso mostra o que venho dizendo há anos. A empresa está pouco se ligando com a plataforma. Vide essa renovação porca cheia de bugs. O fim pode estar próximo!

fonte: Android Police via: The Next Web, Bleeping Computer

Um comentário:

  1. Ahhhh naoooo
    nao pode ser :(
    parece nada mas acesso meu baby quase sempre e procuro as pessoas que ainda mantem a chama acesa.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google