Parece piada, mas alguém na Google esqueceu de renovar um domínio blogspot, que continua offline uma semana depois. Milhares de blogs foram afetados.
|
fonte: Android Police |
Uma semana atrás, milhares de blogs ficaram offline na Índia pois, parece que a Google perdeu o controle sobre o domínio blogspot.in, onde muitos blogs pequenos estão hospedados. Um problema que uma empresa multibilionária como a Google poderia resolver num curto espaço de tempo, mas o domínio blogspot.in continuou inacessível até o presente.
Vale salientar que os blogs não estão completamente perdidos pois permanecem acessíveis quando manualmente muda o domínio blogspot.in para blogspot.com na URL, conforme
relata o The Next Web. Entretanto não há um redirecionamento direto, logo se as postagens desses blogs estiverem "linkados" nas redes sociais ou em outros sites, os usuários podem pensar que o conteúdo não está mais disponível. O mesmo acontece para para os resultados de pesquisa: É só procurar por "
site:blogspot.in" no Google, e podemos encontrar milhões de resultados indexados.
|
Consulta WHOIS da TNW, fonte: Android Police |
Para verificar o que aconteceu, o The Next Web executou uma consulta de pesquisa de proprietário de domínio por meio do
WHOIS e, com certeza, o site atualmente não parece pertencer ao Google, mas a um site chamado www.domainming.com. O
Bleeping Computer analisou isso, e parece que esta
empresa está vendendo blogspot.in por US$5.999. Essa é uma situação perigosa, pois qualquer pessoa pode comprar o blogspot.in e redirecionar pesquisas indexadas e links permanentes para distribuir malware ou scams.
|
Blogspot.in para venda, como visto em sedo.com, fonte: Android Police |
O que quer que tenha acontecido na Google que levou a essa situação, parece ser um problema maior do que se imagina. A resposta lenta também pode ser um mau sinal para o Blogspot e o Blogger no futuro. A empresa provavelmente investiria toneladas de recursos no resgate do domínio indiano se o serviço fosse importante para eles pois, US$5.999 não deveriam parar um negócio de bilhões de dólares com contatos com reguladores e governos.
Esse descaso mostra o que venho dizendo há anos. A empresa está pouco se ligando com a plataforma. Vide essa renovação porca cheia de bugs. O fim pode estar próximo!
fonte:
Android Police via:
The Next Web,
Bleeping Computer