quinta-feira, 2 de julho de 2020

Google lança o Nearby Share na versão beta

O Nearby Sharing (compartilhamento próximo?), o concorrente do AirDrop do Android, está sendo lançado na versão beta. Esta postagem mostra como ele funciona.

fonte: Android Police
O tão esperado compartilhamento nas proximidades do Android pode estar quase pronto. O recurso, chamado de Nearby Share, permite compartilhar arquivos entre dispositivos Android de forma rápida, fácil e sem fio, foi comparado ao AirDrop da Apple, e a Google confirmou que um teste beta para o compartilhamento nas proximidades está sendo implementado ativamente através do Play Services beta. Também conseguimos um rápido hands-on para mostrar como ele funciona.

Esquerda: "Nearby" na planilha de compartilhamento em um Tweet. Direita: "Nearby " na lista Aplicativos da planilha de compartilhamento de um arquivo no aplicativo Arquivos interno, fonte: Android Police
O Nearby Share pode aparecer um pouco diferente, dependendo do tipo de conteúdo que você tenta compartilhar. Em todos os casos, ele aparece como um aplicativo na lista de aplicativos na planilha de compartilhamento, mas você também pode receber um prompt menor logo abaixo da visualização do conteúdo, mais parecido com o vazamento de vídeo anterior do Android 11. O AP o testou em um Pixel 4 XL e Pixel 3a executando o Android 10, mas a aparência também pode variar em outras versões do Android.

Observe que o recurso Nearby Sharing funciona tanto para arquivos como fotos ou vídeos, quanto para outros conteúdos compartilháveis, como tweets e URLs. Provavelmente funciona com muitas coisas.


O prompt que você receberá ao experimentar o recurso pela primeira vez, fonte: Android Police
Selecione Nearby Share na planilha de compartilhamento como destino e você será solicitado a ativar o recurso, se for a primeira vez que você o usar. O processo de instalação rápida permite definir o nome do dispositivo padrão e as configurações de visibilidade do dispositivo, embora elas também possam ser alteradas posteriormente.

Esquerda: Nearby Share procurando outro dispositivo. Centro: nas configurações do Nearby Share, acessíveis tocando no seu avatar no canto superior direito. Direita: Nearby Share configurações de visibilidade, fonte: Android Police
Depois de habilitá-lo, o Nearby Share começa a procurar outros dispositivos próximos. A interface é bastante simples: um grande X no canto superior esquerdo faz o seu backup, seu avatar à direita o leva a um painel de configurações que permite configurar itens como nome do dispositivo, visibilidade e qual mecanismo usar para fazer a transferência (ou seja, se você deve usar sua conexão com a Internet para arquivos pequenos, acessar o Wi-Fi ou compartilhar sempre offline).

Existem três configurações de visibilidade: Todos os contatos, Alguns contatos e Oculto. De qualquer forma, parece que você não pode tirar uma foto obscena para um vagão do metrô cheio de receptores, como você pode ver no AirDrop da Apple. Dito isso, parece que você ainda pode enviar conteúdo para pessoas fora dos seus contatos; eles só precisam estar prontos e aguardando-o com o Nearby Share aberto. Você pode fazer isso facilmente com a alternância das configurações rápidas - mais sobre isso mais tarde.

Esquerda:  notificação do Nearby Share se o seu smartphone vir um dispositivo próximo tentando compartilhar um arquivo. Direita: o prompt expandido se você tocar na notificação, o que torna seu telefone visível para outros dispositivos, fonte: Android Police
Os dispositivos próximos que atendem aos critérios de visibilidade receberão uma notificação se também tiverem configurado o Nearby Share, perguntando se você deseja tornar seu telefone visível para receber o conteúdo compartilhado. Toque nele e o dispositivo que está recebendo o conteúdo recebe um prompt semelhante a um envio, notificando que seu telefone está visível e pronto para receber.


Esquerda e central: solicita o compartilhamento do arquivo com um dispositivo específico. Direita: O prompt final para receber o arquivo, fonte: Android Police
A seguir, é um processo de duas etapas com consentimento explícito entre os dois dispositivos: o hardware que envia o conteúdo seleciona especificamente um destino, e o hardware que recebe o conteúdo o reconhece e o aceita. O conteúdo é enviado entre os dois dispositivos (muito rapidamente, em nossa experiência) e você recebe uma solicitação de intenções para abri-lo, dependendo do que é. Os tweets, por exemplo, provavelmente serão abertos no seu aplicativo do Twitter, URLs no seu navegador, fotos no que você definiu para abrir arquivos de imagem etc. Se o conteúdo for um arquivo, ele será armazenado no diretório Downloads, caso seja necessário. mais tarde.


Configurações rápidas do Nearby Share no bloco Z Flip, fonte: Android Police
Há também um bloco de configurações rápidas para o Nearby Share que aparece se você tiver o recurso. Toque nele e você poderá tornar seu dispositivo visível para receber conteúdo. Com as configurações corretas de compartilhamento, isso significa que você ainda pode receber arquivos de pessoas fora da sua lista de contatos, basta saber que eles estão tentando compartilhar algo com você e estão prontos para recebê-lo.

A Google nos diz que o Nearby Share está atualmente em testes limitados por meio do Play Services beta:
"No momento, estamos realizando um teste beta de um novo recurso Nearby Share oncde planejamos compartilhar mais informações no futuro. Nosso objetivo é lançar o recurso com suporte para dispositivos Android 6+ e outras plataformas".
Embora seja necessário ativar a versão beta do Play Services, também há um componente do servidor para o teste no momento, portanto você pode não obtê-lo imediatamente. (O teste atual parece muito limitado, portanto, a maioria dos nossos leitores provavelmente não o possui.) Se você preferir, também pode fazer o download da versão mais recente no APK Mirror.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google