A Google vem trabalhando no Chrome em um recurso Read Later para desktops, três anos depois de ser adicionado ao iOS. O Chrome para Android ainda é deixado de fora, mas pelo menos oferece uma solução alternativa.
|
fonte: Android Police |
Por mais de três anos, você conseguiu salvar artigos para mais tarde via Chrome no iOS. A Google nunca se importou em apresentar o recurso em outras plataformas, mas parece que isso está prestes a mudar em breve. Uma entrada identificada no Chromium Gerrit (via Techdows) mostra que a empresa está trabalhando para trazer um recurso Read Later(Ler mais tarde ou depois) para o Chrome OS, macOS, Windows e Linux.
|
O que Read later se parece no iOS. Fonte: Tendências Digitais. fonte: Android Police |
O rastreador de erros descreve o novo recurso Read Later, que já está disponível como um sinalizador no Chrome 86, a versão atual do Canary. Ele explica: "Permitir que os usuários salvem guias para mais tarde. Ativa um novo botão e menu para acessar as guias salvas para mais tarde". No entanto, quando tentamos ativá-lo no macOS, não conseguimos identificar nenhuma alteração na interface do usuário, muito menos um botão funcional ou um novo menu para acessar os sites salvos. Parece que o recurso ainda está em estágios muito iniciais.
|
fonte: Android Police |
Se você está se perguntando quando poderemos ver esse Leia mais tarde no Android, ficará feliz em saber que já pode usar o recurso de Download atual para recriar a funcionalidade. Basta acessar o menu de três pontos no canto superior direito do Chrome ao visualizar um artigo que você deseja salvar e tocar no ícone de download. Você pode acessar os downloads e filtrar por páginas para ver todos os sites salvos. Teoricamente, você também pode seguir o caminho do download quando quiser salvar artigos em sua área de trabalho agora, mas isso fará o download do site como um arquivo HTML - uma solução ainda menos elegante do que a disponível no Android.
|
É assim que você pode salvar artigos no Chrome para Android no momento. Não é muito intuitivo, fonte: Android Police |
A Mozilla tem um recurso chamado Pocket. Por ser uma multiplataforma, ela permite ver a lista de leitura em qualquer dispositivo, já que todas as soluções do Chrome disponíveis no momento são específicas do dispositivo. Espera-se que a nova implementação da área de trabalho na qual a equipe esteja trabalhando seja o primeiro passo para uma lista de leitura posterior para várias plataformas do Chrome.
fonte:
Android Police via
Chromium Gerrit,
Techdows