fonte: Android Police |
O Chrome 84 entrou na versão beta há apenas algumas semanas, mas já está sendo lançado no canal estável em todas as plataformas. Esta é uma das atualizações mais significativas do Chrome que já vimos há algum tempo, com alguns recursos removidos e novas funcionalidades para pessoas comuns e desenvolvedores. Vamos mergulhar direto!
RIP Chrome Duet
Existem várias versões de uma interface da barra inferior sendo testadas no Chrome para Android há vários anos. Primeiro foi o 'Chrome Home', que moveu toda a barra de endereços para a parte inferior da tela, que mais tarde foi reformulada para 'Duplex', depois renomeada para 'Duet' para evitar confusão com o recurso do Google Assistente com o mesmo nome. Agora parece que o experimento de interface de longo prazo se foi para sempre.
Chrome Duet no Chrome 83, fonte: Android Police |
Embora pareça que a saga Chrome Home/Duplex/Duet finalmente tenha chegado ao fim, a Google pode ter outras idéias para o que poderia acontecer na parte inferior da tela... como um alternador de guias?
Faixa de guias condicionais
Uma possível substituição para o Chrome Duet poderia ser a 'Faixa de guias condicionais', que apareceu pela primeira vez como parte do recurso de grupo de guias do Chrome (que ainda não foi totalmente implementado no Android). A Google está desacoplando a faixa de guias do recurso de grupo de guias, para que possa funcionar se os grupos de guias estão sendo usados ou não. Apenas vá em chrome://flags # enable-condicional-tabstrip e defina-o como 'Ativado'.
fonte: Android Police |
Atalhos de aplicativos
Aplicativos nativos no Android puderam definir atalhos, as ações rápidas que aparecem quando você pressiona o ícone de um aplicativo, desde o Android 7.1. A partir do Chrome 84, os aplicativos da Web adicionados à tela inicial também podem ter atalhos. Assim como nos aplicativos nativos, você pode pressionar um atalho para criar um ícone próprio.
Exemplo de um PWA (PhotoStack.app) com atalhos de aplicativos, fonte: Android Police |
Embora a Google diga que o aplicativo de atalhos deve estar disponível para todos no Chrome 84, pode ser que não apareça por padarão na versão estável. Talvez esteja ligado a uma distribuição do lado do servidor ou seja um pouco mais complicado.
API OTP da Web
Existem muitos serviços que usam números de telefone para verificação ou autenticação de dois fatores, mas isso geralmente exige a saída do aplicativo atual e a leitura de uma mensagem do seu aplicativo SMS. A Google introduziu uma maneira dos aplicativos Android nativos lerem automaticamente os textos de verificação em 2017 e agora a empresa está trazendo o mesmo recurso para os aplicativos da Web.
Eis como funciona: quando um site envia um texto de verificação, ele pode adicionar uma sequência de caracteres ao final da mensagem que informa ao navegador para qual site/aplicativo ele se destina. O Android exibe uma solicitação perguntando se o Chrome deve ler a mensagem e passá-la ao site. Se você aceitar, o Chrome o preencherá automaticamente, não é necessário mudar para o aplicativo de mensagens.
fonte: Android Police |
Bloqueando algumas solicitações de notificação
O Chrome já tomou medidas para impedir que todos os sites ocultos criem pop-ups de notificação, já que você normalmente precisa interagir por um tempo antes de poder exibir o prompt no nível do navegador, mas agora o navegador está indo um pouco mais longe.
fonte: Android Police |
A Google notificará os sites pelo Search Console se a empresa detectar experiências de notificação abusivas; nesse momento, o site terá 30 dias para remover o comportamento ou a interface mais silenciosa entrará em ação.
Alterações de segurança
Transport Layer Security, ou TLS, é a tecnologia usada pelos sites HTTPS para garantir que todos os dados sejam transferidos por uma conexão segura. TLS 1.0 e 1.1 são bastante antigos neste momento - foram lançados em 1999 e 2006, respectivamente. O TLS 1.0 é vulnerável a vários tipos de ataques, incluindo POODLE, enquanto o TLS 1.1 suporta criptografia fraca.
fonte: Android Police |
Em uma nota relacionada, o Google começou a testar o bloqueio de downloads HTTP de sites HTTPS. Ele estava originalmente previsto para começar no Chrome 81, mas foi adiado para o V84. No entanto, o Chrome no Android não começará a bloquear esses downloads até o Chrome 85.
Outras características
Como sempre, esta atualização inclui alterações para usuários e desenvolvedores. Aqui estão algumas pequenas alterações incluídas no Chrome 84:
- Teste de origem: a nova API de armazenamento de cookies permite que os técnicos de serviço usem cookies HTTP.
- O espaçamento entre os itens nas CSS Flexboxes agora pode ser criado usando 'calhas'.
- Teste de origem: a nova API de detecção de ociosidade permite que as páginas digam com precisão quando o usuário está ocioso (o mouse não está se movendo, sem pressionar as teclas, etc.).
- Teste de origem: os sites agora podem optar por um isolamento mais forte com a nova API de isolamento de origem.
- A API do Web Authenticator pode ser usada a partir de quadros de origem cruzada, se ativada por uma política de recurso. O Google afirmou que "há interesse nos bancos que usam isso para cumprir os regulamentos PSD2 na UE, onde eles precisam autenticar seus usuários no contexto de um site de um provedor de serviços de terceiros. Segundo, alguns sites desejam terceirizar sua autenticação para terceiros. fornecedores de terceiros ".
- A API Screen Wake Lock está ativada por padrão e permite que os sites mantenham sua tela ativada em determinadas situações.
- O Chrome 84 inclui um novo sinalizador para a API de Feeds de mídia (Media Feeds API), que parece ser uma interface de recomendação de conteúdo para sites, de acordo com a documentação agora removida. O recurso ainda não parece funcional.
- Há uma nova API de acesso à área de transferência bruta ( Raw Clipboard Access API) escondida atrás de uma bandeira, que permite que os aplicativos da Web copiem / colem imagens e outros dados brutos, em vez de apenas texto.
Baixar o APK
O APK é assinado pela Google e atualiza seu aplicativo existente. A assinatura criptográfica garante que o arquivo é seguro para instalar e não foi violado de forma alguma. Em vez de esperar que o Google envie esse download para seus dispositivos, o que pode levar dias, faça o download e instale-o como qualquer outro APK.
fonte: Android Police via Chrome Platform Status, Web.dev, Chromium Blog (1), (2), Google Developers