Aprenda nesta postagem como mover automaticamente mensagens do Gmail para uma guia diferente, para que você não perca controle daqueles e-mails que são importantes.
fonte: How to Geek |
Os e-mails podem sair do controle muito rapidamente. Se você quiser manter sua caixa de entrada do Gmail organizada, certifique-se de que seus e-mails vão para a guia da caixa de entrada desejada criando regras (chamadas de “filtros”) para eles. É assim que se faz.
Mover e-mails manualmente para outras guias
A Google faz um ótimo trabalho ao classificar e-mails entre as guias da caixa de entrada classificadas automaticamente (Principal, Social, Promoções). Mas você pode querer que um de seus boletins informativos favoritos, que ficam sempre guardados na guia Promoções, seja enviado para a guia Principal, para nunca mais perder.
Fazer isso é tão fácil quanto arrastar e soltar o e-mail de uma guia para outra. Primeiro, faça login em sua conta do Gmail em sua área de trabalho. Depois de fazer login, clique na guia da caixa de entrada que contém o e-mail que você deseja realocar.
fonte: How to Geek |
Em seguida, basta arrastar e soltar o e-mail que deseja mover para uma guia diferente. Por exemplo, se um boletim informativo geralmente vai para a guia Promoções, você pode querer movê-lo. Para mover o e-mail para a guia Principal, basta arrastar e soltar o e-mail na guia “Principal”.
fonte: How to Geek |
Assim que for movido, uma mensagem brinde aparecerá informando que a conversa foi movida para a guia de destino. Ele também perguntará se você deseja mover mensagens futuras do remetente para a mesma guia. Clique em “Sim(Yes)”.
fonte: How to Geek |
Agora, todos os e-mails futuros desse remetente serão classificados automaticamente na guia desejada. No entanto, se quiser fazer o mesmo com os e-mails existentes, você precisará criar um filtro.
Criar Filtros de Email
Você pode criar filtros para mover e-mails automaticamente para diferentes guias da caixa de entrada. Para fazer isso, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da janela.
fonte: How to Geek |
No menu “Configurações rápidas”, clique em “Ver todas as configurações (See all settings)”.
fonte: How to Geek |
Agora você estará no menu “Configurações” do Gmail. Aqui, clique na guia “Filtros e endereços bloqueados (Filters and Blocked Addresses)”.
fonte: How to Geek |
Na guia “Filtros e endereços bloqueados”, haverá duas seções. Na seção de filtro, clique em “Criar um novo filtro (Create a new filter)”.
fonte: How to Geek |
Assim que for selecionado, um novo menu aparecerá. Aqui, preencha os critérios para os e-mails que deseja mover:
- De: especifique o remetente do e-mail.
- Para: Especifique o destinatário do e-mail.
- Assunto: Palavras no assunto do email.
- Tem as palavras: mensagens que contêm certas palavras-chave.
- Não possui: mensagens que não contêm determinadas palavras-chave.
- Tamanho: emails maiores ou menores do que um determinado tamanho (em bytes, KB ou MB).
- Tem anexo: Emails que contêm anexos.
- Não inclua chats: exclua chats do filtro.
Depois de inserir os critérios de filtro, clique em “Criar filtro (Create filter)".
fonte: How to Geek |
Em seguida, você precisará especificar para onde mover o e-mail quando seus critérios forem atendidos. Na parte inferior da janela, marque a caixa ao lado de “Categorizar como (Categorize as)” clicando nela e selecione a seta para baixo para exibir um menu suspenso.
fonte: How to Geek |
Escolha a categoria para a qual deseja que os e-mails sejam entregues. Escolheremos a guia da caixa de entrada “Principal (Primary)” neste exemplo.
fonte: How to Geek |
Nota: Este filtro se aplica apenas a emails recebidos. Se quiser que ele se aplique a e-mails existentes, marque a caixa ao lado de “Também aplicar filtro a # conversas correspondentes (Also apply filter a # matching conversatios)” clicando nele.
Por fim, clique em “Criar filtro (Create filter)”.
fonte: How to Geek |
Você receberá uma notificação informando que seu filtro foi criado com sucesso.
Embora certamente seja um grande passo para organizar sua caixa de entrada, este é apenas o começo. Em seguida, considere a criação de novas pastas (conhecidas como “marcadores” no Gmail) e a definição de regras para que os e-mails sejam colocados nesses marcadores também.
fonte: How to Geek