terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Com o Birdwatch, o Twitter espera combater as notícias falsas

O Twitter lança o piloto do Birdwatch, que permitirá que os usuários sinalizem conteúdo como informação incorreta Abordagem orientada para a comunidade visa fornecer um contexto útil de um conjunto diversificado de colaboradores.

fonte: Android Police

Se os últimos anos da vida online nos ensinaram alguma coisa, é que a desinformação se tornou uma das questões definidoras de nosso tempo. Isso ficou bastante claro durante a eleição de 2020 nos Estados Unidos, e todos nós vimos as tentativas do Twitter de combater o problema adicionando notas aos Tweets alertando sobre alegações falsas e inverdades. Fazer esse tipo de moderação em grande escala é muito mais difícil, então o Twitter planeja testar uma abordagem voltada para a comunidade que alavanca a mente coletiva em seus milhões de usos.

Por meio do Birdwatch, os participantes poderão sinalizar conteúdo que acreditam ser enganoso. Eles farão isso escrevendo notas que outros usuários avaliarão quanto à utilidade de um sistema que, felizmente, não será muito fácil de manipular. Os participantes devem manter os valores do Birdwatch em mente o tempo todo - trata-se de criar mal-entendidos, agir de boa fé e ser útil para todos, concordando ou não com suas opiniões.

fonte: Android Police

O piloto será limitado a um pequeno número de usuários de teste nos EUA. Se quiser se inscrever, você pode fazer isso aqui. Se aceito, você verá uma opção 'Contribute to Birdwatch' no menu para cada tweet. As notas escritas consistirão em várias questões de múltipla escolha e um campo de texto para contexto e citando fontes. Sua nota estará acessível no site Birdwatch separado (visível apenas nos EUA) para que outros testadores possam avaliá-la com base em quão útil eles acham que será para a comunidade mais ampla do Twitter. As notas consideradas mais úteis chegarão ao topo do Birdwatch, e são essas que podem acabar aparecendo nos tweets que todos nós vemos - por enquanto, o conteúdo do Birdwatch permanecerá separado durante sua fase de teste.

fonte: Android Police

O Twitter diz que recebeu um apoio amplo para o Birdwatch em conversas com usuários de todo o espectro político, embora seja provável que haja um caminho acidentado pela frente. O sistema será construído e mantido aberto, com todos os dados de contribuição disponibilizados para download e todo o código visível publicamente como parte do Guia Birdwatch. Isso permitirá que a comunidade ofereça feedback útil e pode até ajudar a proteger o Twitter das contínuas acusações de preconceito que certamente se seguirão.

Um membro do Center for RISC da Universidade de Chicago será integrado à equipe do Birdwatch e várias ciências sociais e opiniões acadêmicas serão buscadas durante o piloto, o que mostra que o Twitter leva a sério a criação de uma plataforma de moderação de comunidade justa e genuinamente útil. Agora esperamos para ver como o projeto se desenvolve - siga a conta @Birdwatch para novidades sobre seu andamento.

fonte: Android Police via Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google