quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Chrome OS 88 chegou com protetores de tela, mesas virtuais aprimoradas e muito mais

O Chrome OS 88 chegou com protetores de tela, mesas virtuais aprimoradas e muito mais. Uma atualização sólida que melhora o Chrome OS com novos recursos e melhorias.

fonte: Android Police

Apenas uma semana após o lançamento do Chrome 88 nas plataformas desktop e móvel, a Google está lançando o Chrome OS 88 para o canal Stable, a primeira atualização significativa para 2021. Como o marco principal anterior, a nova atualização de software melhora o Chrome OS com vários novos recursos e melhorias para aprimorar a experiência do usuário. Aqui estão algumas das coisas que a Google anunciou ontem que estão chegando aos dispositivos qualificados.

Protetores de tela

fonte: Android Police

Depois de mais de um ano em desenvolvimento, a Google transforma a tela de bloqueio do Chromebook em um display inteligente personalizado. Quando ativado, o protetor de tela irá reproduzir uma apresentação de slides que mostra seus álbuns de fotos favoritos do Google Fotos ou centenas de fundos do Chromecast. O recurso de proteção de tela também oferece um widget de relógio e clima que pode ser visualizado, um rótulo de qual música está tocando e um controlador de mídia para que se possa pausar ou pular músicas sem desbloquear o Chromebook.

Para começar a personalizar  a tela de bloqueio, abra as configurações do Chrome OS e clique em Protetor de tela na categoria Personalização.

Mesas virtuais mais suaves

fonte: Android Police

As mesas virtuais são ferramentas poderosas de produtividade que permitem organizar várias janelas e desktops para uma melhor multitarefa. Em versões anteriores, alternar entre os espaços de trabalho parecia desajeitado devido às animações rígidas usadas durante a transição. Com o Chrome OS 88, as mesas virtuais são mais rápidas e responsivas, permitindo que você alterne rapidamente para um espaço de trabalho diferente com gestos do trackpad ou atalhos do teclado.

Nova pasta "Câmera" no aplicativo Arquivos

fonte: Android Police

O aplicativo de câmera do Chrome OS tem melhorado lentamente nas últimas duas versões, implementando mudanças como mudar as gravações de vídeo para uma extensão de arquivo mais reconhecível. No Chrome OS 88, o aplicativo da câmera salvará fotos e vídeos em uma pasta Camera dedicada em Meus Arquivos, tornando mais fácil compartilhá-los com amigos e familiares. Observe que a pasta aparecerá após tirar um instantâneo.

Melhorias na lupa e no ChromeVox

fonte: Android Police

A equipe de acessibilidade da Google tem trabalhado muito para tornar o Chrome OS mais utilizável para todos. O recurso ampliador de tela, por exemplo, amplia o conteúdo da tela para melhorar a legibilidade. Na nova atualização, o usuário poderá usar o teclado para controlar a lupa pressionando Ctrl + Alt e as teclas de seta. Para experimentar, clique no botão Ativar lupa de tela inteira na seção Acessibilidade das configurações do Chrome OS.

O aplicativo Text recebeu uma pequena atualização para ajudar pessoas com deficiência visual. Quando definido no modo de leitor (clique no botão de menu, configurações e alterne para o modo Leitor de tela), o ChromeVox anunciará as palavras escritas no aplicativo.

WebAuthn usando impressão digital e PIN

fonte: Android Police

O Chrome já pode preencher automaticamente suas senhas, mas no Chrome OS 88, o usuário terá a opção de solicitar um PIN ou impressão digital antes de fazer isso. Além disso, você pode-se usar o Chromebook como um segundo fator de autenticação, de forma que não precisará mais usar  a chave de segurança ou smartphone para verificar sua identidade para 2FA. Para conseguir isso, o Chrome OS usa a API Web Authenticator (WebAuthn), fazendo uso de protocolos estabelecidos para tornar a assinatura mais fácil e segura. A Google afirma que o PIN e a impressão digital do Chromebook "nunca são compartilhados com os sites que solicitam a verificação do seu Chromebook". Universal 2nd Factor (U2F) terá suporte em uma versão futura.

Melhores gestos de correção automática da interface e do touchpad

A correção automática é um recurso útil que ajuda o usuário a gastar menos tempo verificando a ortografia e se concentrando nos aspectos criativos da redação. O recurso de correção automática de acerto ou erro do Chrome OS obtém uma melhoria na interface do usuário na versão 88: agora há um indicador visual de que a correção automática foi aplicada, além de maneiras práticas de desfazê-la.

Os gestos do touchpad também tiveram melhorias neste ciclo de lançamento. Ao contrário de antes, os gestos do touchpad se comportarão de forma mais consistente se sua preferência de rolagem estiver definida para reverso.

Os recursos destacados no anúncio oficial da Google apenas arranham a superfície do que há de novo no Chrome OS 88. Posso aprofundar em ainda mais recursos experimentais novos, como tema claro e gravação de tela nativa em artigos futuros. O Chrome OS 88 pode levar alguns dias para chegar ao seu dispositivo, mas, no geral, é um lançamento empolgante que vale a pena esperar.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google