terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Novidades no Chrome OS: O aplicativo de mídia ganha novos recursos

O aplicativo Chrome OS Media em breve vai ganhar ferramentas de anotação, filtros de cores e suporte EXIF. E quem sabe mais atualizações sólidas em 2021.

fonte: Android Police

O aplicativo Gallery no Chrome OS é um dos poucos aplicativos nativos que perdurou desde que a Google lançou o sistema operacional há quase uma década. Muito parecido com o gerenciador de arquivos, sua existência parecia uma reflexão tardia, juntando poeira enquanto a empresa continuava a lançar atualizações do sistema operacional. Embora tenha recebido uma revisão visual significativa e uma mudança de nome para "Media App ou aplicativo de mídia" em 2020, ainda carece de recursos essenciais de edição de fotos. No entanto, isso vai mudar em breve, pois a Google está experimentando três novos recursos que realmente agregam valor.

Como visto recentemente no canal Chrome OS Canary, o novo aplicativo de mídia traz uma série de recursos de qualidade de vida, como ferramentas de anotação, suporte EXIF, filtros de cores e ajustes sutis de IU que o tornam ainda mais útil. Alguns desses recursos requerem a ativação de um sinalizador do Chrome, que você pode testar agora (até certo ponto) no canal Dev. Se preferir não mexer no seu Chromebook, veja aqui as mudanças que você pode esperar em um futuro próximo.

Ferramentas de anotação

Depois de anos de implementação incompleta, a Google está finalmente adicionando um sistema de anotação de imagem adequado ao Chrome OS. Para começar a rabiscar em suas fotos, você terá que ativar chrome://flags/#media-app-annotation. Depois de reiniciar o Chromebook, você poderá acessar as novas ferramentas de anotação na barra de ferramentas do aplicativo de mídia. Vamos dar uma olhada mais de perto abaixo.

Rabiscando em uma imagem usando a ferramenta de anotação, fonte: Android Police

Anotar uma imagem com a nova ferramenta é extremamente simples. Os instrumentos de desenho são organizados perfeitamente no lado direito do aplicativo de mídia. Você tem acesso a três mídias: caneta, marca-texto e borracha. O tamanho da tinta varia de "extrafina" a "extra grossa", e um pequeno punhado de opções de cores. Percebe-se uma latência quase zero ao desenhar com a Pixelbook Pen, combinando com o desempenho de tinta do Chrome Canvas. Um recurso extremamente útil para fazer anotações depois de tirar uma captura de tela. Você também pode marcar PDFs dentro do aplicativo de mídia se ativar chrome://flags/#media-app-pdf-in-ink, mas recomenda-se usar o visualizador de PDF integrado do Chrome ou o aplicativo Squid para Android.

Filtros de cor

Precisa de uma maneira rápida de aplicar filtros de cores no estilo Instagram às suas fotos? O aplicativo de mídia nativo em breve oferecerá uma variedade de sobreposições para adicionar um toque dramático às suas fotos. Para experimentar os filtros de cores, selecione "Ativar colorFilterTool" no menu Experimentos do aplicativo de mídia.

Um punhado de filtros de cores para escolher no aplicativo de mídia, fonte: Android Police


O aplicativo oferece doze filtros diferentes, desde monocromáticos a cores pop de dar água aos olhos. Curiosamente, os filtros oferecidos são idênticos aos encontrados na versão web do Google Fotos, exceto pela falta de um "Auto", que acho útil para algumas imagens. 

Suporte EXIF

Ser capaz de ler metadados de câmeras no Chrome OS é outro recurso muito esperado. Com oa Google adicionando recentemente o suporte EXIF ​​ao gerenciador de arquivos, era apenas uma questão de tempo até que os desenvolvedores o trouxessem para o aplicativo de mídia. Assim como os filtros de cor, o suporte EXIF ​​pode ser ativado indo até o menu "Experiments" no aplicativo de mídia e selecionando "Enable/Ativar displayExif".

O recurso não está funcionando no aplicativo de mídia ainda, mas o layout deve ser semelhante ao encontrado no gerenciador de arquivos do Chrome OS. Pode haver uma linha para dimensões da imagem, marca da câmera, as configurações usadas para capturar a imagem (abertura, ISO, tamanho da lente, etc.) e a localização da foto. Ao vasculhar o menu "Experiments", encontra-se uma string intrigante chamada "Ativar/Enable saveExif", que pode permitir que você edite as informações de metadados em fotos quando o recurso começar a funcionar.

Depois de muitos anos de negligência, é bom ver o aplicativo de mídia recebendo a atenção que merece. Com esses três recursos chegando em breve, a nova ferramenta está se moldando para ser o excelente visualizador de fotos e editor de que o Chrome OS tanto precisava.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google