quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O Chrome 88 traz proteção de senhas, captura de telas anônimas, adeus Flash, Manifest V3 e muito mais

O Chrome 88 traz melhor proteção por senha e capturas de tela anônimas decreta o fim do Flash. E o tão temido Manifest V3 também está a bordo!

fonte: Android Police

Mais um mês, outro lançamento do Chrome: após o período normal de teste beta, a Google acaba de começar a lançar a versão 88 de seu navegador, e há algumas melhorias e mudanças significativas a bordo. O lançamento aprimora alguns recursos de proteção por senha e abre caminho para mais aplicativos da web na Play Store, mas também diz adeus às conexões FTP e coloca o prego final no caixão do Flash Player.

Proteção de senha

fonte: Android Police

Como já vimos, o Chrome 88 vem com uma série de novos recursos de proteção por senha. Além de verificar se há violações em suas senhas salvas, o navegador agora também avisa quando você deseja salvar uma senha considerada muito fraca para ser segura. Se você tiver que alterar suas senhas já salvas, um novo botão no gerenciador de senhas integrado agora permitirá que você faça isso para os primeiros serviços suportados. No Android, a autenticação biométrica para preenchimento automático de senha está planejada para chegar em breve.

Suporte para manifest  V3

O Chrome 88 é a primeira versão a oferecer suporte total ao polêmico novo Manifest V3 da Google. A principal mudança no Manifest V3 é a descontinuação da API webRequest em favor da API declarativeNetRequest. Em vez de permitir que as extensões examinem e filtrem todas as solicitações de rede que chegam ao Chrome, o que não é a opção mais segura em relação à privacidade e segurança, a API declarativeNetRequest só permite que as extensões forneçam ao Chrome uma lista de filtros que o próprio navegador analisa. Os desenvolvedores não estão satisfeitos com a mudança porque as extensões só podem aplicar um máximo de 30.000 regras no Chrome 88, enquanto algumas das listas de bloqueio mais comuns, como EasyList, têm mais de 60.000 regras. A Google já prometeu aumentar esse número para 300.000 no Chrome 89, mas isso ainda pode não ser suficiente para exibir mais do que algumas listas de bloqueio de uma vez.

A Google começará a aprovar e enviar as primeiras extensões usando o novo manifesto após o lançamento do Chrome 88. No momento, a Google não comunicou a data de desligamento inevitável do Manifest V2 e da API webRequest. Outros fabricantes de navegadores baseados em Chromium, como Vivaldi e Opera, prometeram continuar oferecendo suporte à API mais antiga.

Faturamento da Play Store para aplicativos da web

O Chrome 88 adiciona suporte para compras no aplicativo da Play Store para aplicativos da web como parte da API de solicitação de pagamento. No Android, isso permite que os sites acessem a Biblioteca de faturamento do Google Play. Isso é importante para desenvolvedores que desejam monetizar seus aplicativos da web na Play Store, já que suas políticas proíbem pagamentos no aplicativo usando outros métodos de cobrança. Os desenvolvedores interessados ​​em implementar isso podem encontrar mais detalhes aqui.

Suspensão de uso de Flash e FTP

Isso vem acontecendo há anos e o Chrome 88 é finalmente a primeira versão do Chrome a remover todos os resquícios do Flash Player. Nos primórdios da Internet, quando HTML, Javascript e outras ferramentas da web não eram tão versáteis quanto são hoje, o Flash Player era um plug-in fantástico que permitia a reprodução de vídeo, muitos jogos de navegador e muito mais. Mas com o surgimento de certos dispositivoss sem Flash (limpa a garganta do iPhone) e ferramentas da web mais poderosas, o Flash Player cada vez mais caiu em desgraça por ser um risco de segurança lento e que consome recursos. A Adobe também retirou o plug de sua ferramenta e já bloqueia a reprodução de conteúdo em Flash desde 12 de janeiro de 2021.

Da mesma forma, todo o suporte para FTP foi removido do Chrome, seguindo a descontinuação do recurso no Chrome 80. FTP ainda é um protocolo amplamente usado para acessar e transferir arquivos através da internet, mas os navegadores da web sempre foram mal equipados para navegação de arquivos. Existem programas clientes muito melhores para conexões FTP, como o FileZilla de código aberto.

Capturas de tela em modo anônimo

As capturas de tela no modo anônimo funcionam como esperado no Chrome 88, fonte: Android Police

Por muito tempo, o Chrome não permitia que você fizesse capturas de tela ao navegar no modo anônimo para evitar que você salvasse determinados conteúdos potencialmente infratores, mas há circunstâncias em que você deseja reter informações das guias anônimas. Isso finalmente é possível com o Chrome 88, graças a um novo sinalizador #incognito-screenshot que traz de volta o suporte para screenshot no modo Incognito quando ativado. Não está claro quando a funcionalidade será implementada para todos por padrão.

Tab search

A maioria de nós acaba tendo dezenas de guias abertas durante uma sessão normal de navegação, e é aí que a pesquisa de guias pode ser útil. O recurso já está disponível no Chrome OS há algum tempo e agora está finalmente fazendo o salto para outros sistemas operacionais de desktop com a versão 88. Você deve habilitá-lo em chrome://flags em #enable-tab-search (copie e cole o endereço do link na barra de endereço). Depois de reiniciar o navegador, você encontrará um novo ícone no lado direito da faixa de guias, no qual pode clicar para ter uma visão geral de todas as suas guias abertas, incluindo uma barra de pesquisa. Você também pode acessá-lo com Ctrl + Shift + A.

fonte: Android Police

A pesquisa de guia está limitada às versões do navegador para desktop por enquanto, e não sabemos se a Google irá expandi-la para os dispositivos móveis.

Vídeos tutoriais

A Google está trabalhando para adicionar vídeos tutoriais ao seu navegador. No momento, você pode ativá-los por meio do sinalizador #video-tutorials, mas, no momento, eles consistem apenas em vídeos de espaço reservado do aplicativo Google Go. Eles são visíveis como cartões na página nova guia, entre os sites mais visitados e o feed do Discover.

fonte: Android Police

Os títulos já sugerem o conteúdo que podemos esperar no futuro: há "Como usar o Chrome", "Como fazer download de conteúdo para mais tarde", "Como pesquisar com o Chrome", "Como pesquisar com sua voz" e "Como para usar incógnito. "Os vídeos são limitados ao Android, e a Google presumivelmente só ativará os tutoriais para todos quando o conteúdo adequado estiver disponível.


Outras mudanças

Além desses ajustes maiores no Chrome, existem algumas mudanças menores:

  • O Chrome há muito suporta temas escuros, incluindo os da Microsoft no Windows 10, mas algumas peculiaridades nunca foram abordadas no sistema operacional de desktop até agora. O modo escuro finalmente escurece adequadamente as barras de rolagem em mais lugares, como Configurações, Histórico, Favoritos e outros sites internos.
  • O Chrome 88 descarta o suporte para macOS 10.10 Yosemite e agora requer macOS 10.11 El Capitan ou posterior.
  • O Chrome adicionou anteriormente os botões esquerdo e direito para navegar pelas guias, e um novo sinalizador #scrollable-tabstrip-buttons está disponível que mantém os botões visíveis o tempo todo.

O sinalizador de recurso #scrollable-tabstrip-buttons, fonte: Android Police

  • A extensão Legacy Browser Support da Google, que permitia aos gerentes de TI definir regras para abrir outros navegadores automaticamente quando certas páginas eram carregadas, não é mais compatível a partir do Chrome 88. A maior parte da funcionalidade da extensão agora é integrada diretamente ao Chrome.
  • Os links que abrem em uma nova guia (<a> tags com "target = _blank") se comportam automaticamente como se "rel = noopener" estivesse definido. Isso ajudará a prevenir os chamados ataques de cochilo(tab-napping atacks).
  • As experiências WebXR (conteúdo AR e VR) agora podem dimensionar dinamicamente seu conteúdo, o que pode melhorar as taxas de quadros em alguns casos.
  • Os aplicativos da Web podem, opcionalmente, habilitar um novo recurso chamado Isolamento de origem, que aumenta a segurança de uma página em troca de certas APIs indisponíveis.
  • Um novo sinalizador #destroy-profile-on-browser-close está disponível que "[libera] memória e outros recursos quando a última janela do navegador é fechada", em vez de por padrão, o que ocorre quando o navegador Chrome é encerrado completamente.
  • Um novo sinalizador #permission-predictions está disponível e muda para uma interface menos intrusiva para permissões de página, quando o Chrome prevê que você tem menos probabilidade de conceder essa permissão (por exemplo, um site que você nunca visitou antes de solicitar notificações).
  • As DevTools (Ctrl + Shift + C) são cerca de 37% mais rápidas graças às melhorias do JavaScript. Existem também novas ferramentas de visualização de ângulos CSS para depuração de ângulos, emulação para tipos de imagem não suportados, simulação de tamanho de cota de armazenamento no painel Armazenamento e muito mais para desenvolvedores.
  • A classe addEventListener tem uma nova opção AbortSignal para tornar mais fácil encerrar EventListeners quando não for mais necessário.
  • O Chrome 88 controla timers de JavaScript encadeados para páginas ocultas, o que reduzirá o uso da CPU e usará menos sua preciosa bateria.
  • O suporte para Web Components v0 foi removido do Chrome.
  • A Google agora permite que os desenvolvedores habilitem ou desabilitem a aceleração do ponteiro e outras modificações de plataforma subjacentes. Isso é particularmente valioso para jogos.
  • Uma nova classe de propriedade CSS de proporção de aspecto permite que os desenvolvedores definam proporções de qualquer elemento, não apenas imagens.

Baixe o APK

O APK é assinado pela Google e atualiza seu aplicativo existente. A assinatura criptográfica garante que o arquivo é seguro para instalação e não foi adulterado de nenhuma forma. Em vez de esperar que a Google envie esse download para seus dispositivos, o que pode levar dias, faça o download e instale-o como qualquer outro APK.

APK Mirror - Chrome 88.0.4324.93

fonte: Android Police via Google (1), (2) e (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google