Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

8 motivos que levam alguém a se tornar ateu

O que faz alguém se tornar ateu? Ir contra doutrinas e dogmas que empesteiam a humanidade desde os tempos mais antigos? Não é uma tarefa fácil sair de uma caixa que mantem a nossa ignorância e os nossos medos.

fonte: Dorgas on Fire


Abaixo apresento 8 motivos que nos levam ao ateísmo, sem se aprofundar muito, senão essa postagem ficaria enorme. O oitavo motivo é o mais importante e esclarecedor de todos.

1 - A própria leitura da Bíblia

Quem lê a Bíblia ou qualquer outro livro sagrado se depara com inúmeras contradições e a desculpá é sempre a mesma, de que não devemos interpretá-la literalmente e que certas atrocidades ali cometidas faziam parte do contexto da época. Pura balela. A própria leitura da Bíblia já é uma boa desculpa para não mais acreditar no divino.

2 - A formação da Igreja Católica

O catolicismo foi criado pelo império romano, no século 4 DC, para apaziguar e amenizar certos setores da sociedade que estavam em crescimento e que poderiam ameaçar o governo. Os seguidores de Cristo aumentaram tanto que os mitos antigos foram deixados de lado. O próprio imperador de Roma se auto-denominou o primeiro Papa.

3 - Plágio

As três grandes religiões que pregam um deus único, onipotente e onisciente, que nasceram naquela região do Oriente Médio (judaísmo, cristianismo e islamismo) possuem nada mais do que remendos e/ou pedaços das mitologias da época. Talvez um os primeiros casos de plágio da humanidade.
Uma coisa é certa: As religiões causaram e ainda causam muitas desgraças em toda história da humanidade.
Leia:
- Religião, um  crime hediondo

4 - Jesus existiu mesmo?

O cristianismo foi algo engendrado pelo próprio Império Romano? Não haviam registros de Jesus Cristo 300 ou 400 anos depois da sua suposta crucificação. Até hoje ainda não há provas da existência de um ser mítico como ele. Já o Jesus histórico até pode ter existido, quem sabe um bode expiatório.
Leia:
7 hipóteses sobre quem foi Jesus
- 5 frases com Deus que nunca entendi na vida

5 - Deus

A própria concepção de deus, um ser onipotente e onisciente que criou o universo e a Terra. E depois criou o homem do barro e a mulher de sua costela. Mas na hora de mandar o seu filho para cá, teve que engravidar uma mulher casada e permitir que o mesmo morresse crucificado. Esse mesmo deus que destruiu a humanidade num grande dilúvio por não obedecê-lo sendo que o mesmo tinha lhes dado o livre arbítrio. Ou ainda um ser que cria a humanidade em diferentes tribos e povos, mas escolhe bater um papo com pastores de cabra de uma pequena região desértica... Eu poderia ficar aqui enumerando várias situações que mostra deus como um ser esquizofrênico, fanfarrão e bobalhão!
Leia: 5 situações em que deus leva erroneamente os créditos

6 - O progresso da Ciência

Cada vez mais a Ciência vai provando que não existe a necessidade de um deus para explicar os fenômenos da natureza, apesar da falácia dos religiosos ao evocar o famoso deus das lacunas sempre que a Ciência não consegue explicar algo,
Leia:
- 4 argumentos que pregam a união entre a Ciência e a religião... Só que não!
- Entenda qual a diferença entre hipótese e teoria

7 - Todos nós já nascemos ateus

Todos nós nascemos ateus e sem torcer para nenhum clube de futebol. O que acontece é que a medida em que vamos crescendo, somos bombardeados e convertidos porque nossos pais assim querem, além disso dependendo da região ou pais, sofremos lavagem cerebral de acordo com a crença vigente.

8 - Abrir a mente para a razão

A fórmula é bem simples, como abrir a sua mente para novas possibilidades? É simples, basta ler muito, pesquisando fontes confiáveis e sempre questionando tudo, mas tudo mesmo, até mesmo a Ciência, pois ela não é a fonte da verdade absoluta, aliás ela erra muito, mas pelo menos ela é honesta... Ela não tenta evangelizar ou lavar o cérebro de ninguém. Mas estude, estude muito.

O oitavo motivo talvez seja o mais esclarecedor de todos. Ler, questionar, estudar. Não ter medo de adquirir conhecimento, algo que com certeza, aterrorizam aqueles que vivem para para nos governar e nos manipular. A Educação nos liberta da ignorância e dá liberdade para vivermos sem medo das escolhas que fazemos sob nossas responsabilidades e não porque alguém ou uma instituição nos diga sobre o que fazer e como fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google