Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Teoria da conspiração?

E mais uma vez deu problemas nas aplicações das provas do Enem. Parece brincadeira ou incompetência das pessoas que cuidam disso, mas me ocorreu algo, que quero compartilhar e deixar para que o leitor chegue à uma conclusão.

Quando o Enem era apenas uma avaliação cujo objetivo era analisar e observar com anda o Ensino Médio no país, tudo corria bem e as mil maravilhas, mesmo quando a prova se tornou uma porta, quase que pequena para se entrar nas faculdades particulares, tudo bem, mas...

Quando o Enem se tornou mesmo um instrumento de seleção para entrar nas universidades federais ao nível de uma Fuvest, Vunesp ou Cesgranrio, os problemas começaram. Até parece que alguém ou algo está conspirando contra.

Está claro que há muitos interesses por parte das universidades públicas, principalmente as estaduais contra o Enem, principalmente em São Paulo, estado onde o partido que o governa não é o mesmo da república.

Pode ser besteira de minha parte, um pensamento um tanto quanto revoltado com a Educação, mas é algo para se pensar. É muito estranho mesmo esses problemas acontecerem de uns tempos para cá.

E sim, eu acredito em teorias da conspiração!

8 comentários:

  1. Acho que analise está superficial, já que por mais interesse que uma outra universidade tenha, quem é responsável pelo exame é o mec e outras entidades federais, fiscalizadas de perto pelo PT.

    Está muito mais relacionado a incompetência do Estado do que de uma manobra política.

    ResponderExcluir
  2. Fala cumpanheiro!

    Não vejo como teoria da conspiração e não acho que antes não havia problemas... Acho apenas que os problemas começaram a ganhar audiência justamente porque está mexendo com uma fábrica muito grande de dinheiro...

    A imprenÇa questiona coisas como: "uma questão poderá ser anulado, e aí?" Oras, sempre tem uma ou outra questão anulada em qualquer vestibular. O problema da impressão da prova é absolutamente normal (representou 0,004% do total!!) quando se faz 4 milhões e 600 mil impressões...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. @Hugo Meira


    Incompetência? Pode até ser, mas só depois que o exame se tornou um vestibular desde o ano passado? Tenho cá as minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. @Caipira Zé Do Mér


    Fábrica muito grande de dinheiro... Pode ser um das respostas!

    ResponderExcluir
  5. O interesse financeiro pode dá um má publicidade e pressão para o fim do ENEM, mas não acredito que tenha influência direta nos eventos que tumultuaram....

    ResponderExcluir
  6. Finalmente alguém que vê com olhar crítico esta situação. Realmente até antes do ENEM ser apenas parte do ProUni e ter um pequeno peso relativamente baixo nas primeiras fases tudo ocorria bem. Foi só virar destaque nas federais, ter um peso maior nas notas das universidades públicas, ampliar o acesso de mta gente que antes não conseguiam passar no vestibular sem ele que tudo isso começou a acontecer.

    Incompetência? Sim. De fato poderia ser melhor fiscalizado. Mas então porque ninguém faz terrorismo com provas das Universidades mais concorridas, já que msm com o Enem se vc não for beirando aos 100% vc não entra? O Enem ainda assim, exceto com o Sisu, não representa um grau de importância e dificuldade tão grande quanto os vestibulares em si. Pra que alguém se esforçaria em "colar" numa prova tão fácil quanto ao Enem, onde cai questões explicitas sobre o combate a dengue por exemplo?

    É um tiro no próprio pé do Governo banalizar o Enem. Eu também vejo muitos interesses contra o Governo em fazer isto. Eu acompanhei de perto a idealização do Enem, onde sua idéia principal é unificar os vestibulares para que no futuro você não tenha que "medir sua inteligência" para ser apto a ter um curso superior, com a Universalização do Ensino e o fim dos vestibulares. Se o Governo é incopetente e deixa vazar essas provas, "tudo bem", mas filho da puta mesmo é quem toma posse delas para prejudicar um país inteiro.

    Vejam bem, segundo o MEC neste ano tal vazamento vieram de questões de pré-teste do Enem do ano passado, ou seja, ninguém teve acesso às provas propriamente aplicadas. Me pergunto por que este tal Oscar Costa Filho, procurador federal do Ceará, prefere que 5 milhões sejam prejudicados ao invés de 600 alunos daquele colégio, aos quais 90, foram "contemplados" com a aplicação do pré-teste, onde o Colégio em questão não devolveu dois dos cadernos ao Inep, ou seja, roubo e fraude por parte do Colégio. Tal Oscar Costa Filho deve mais de 11mil R$ em multas para o detran e ainda diz que seus carros são utilizados pelos FILHOS ou por terceiros com carros sem transferências. Sem contar que conseguiu anular multas de radar móvel na capital do seu estado. Pessoa pouco influente ele né?
    ****Atchimmm PSDB*****

    ResponderExcluir
  7. @Mayron Dreadhawk Costa

    Escrevi este post em 2010... E um ano depois nada mudou! :)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google