Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Entenda qual a diferença entre hipótese e teoria

É muito comum ouvir ou ler algo do tipo "Mas isso é ó uma teoria!" por aí. Como se uma teoria científica fosse reduzida a tão somente uma suposição ou falácia de algum cientista, como muitos religiosos afirmam.

Se é assim, então desafie a gravidade. Pule de um penhasco, pois ela é só uma teoria. A mão de Deus irá te segurar... Só que não!

Leia: 4 argumentos que pregam a união entre Ciência e Religião... Só que não!!!

O problema é que as pessoas confundem hipóteses com teorias, e até certos dicionários caem nessa, e ai, a confusão está feita. O fluxograma abaixo dá uma idéia da diferença entre esses dois conceitos:

Entenderam a diferença?
E se o fenômeno ou evento ocorrer com certa regularidade, a teoria se transforma numa Lei!

A investigação de qualquer fenômeno natural é feita sempre a partir do Método Científico, um conjunto de etapas a serem seguidas ou regras/normas básicas para a construção do conhecimento ou estudo de um fenômeno. Segue abaixo em resumo, essas etapas:

Observação: Em qualquer campo da Ciência, observar primeiro é preciso. É a partir dessa etapa que você vai pensar, raciocinar e começar a formular as hipóteses.
Elaboração das hipóteses: Nesta etapa, o cientista vai propor idéias ou suposições para a explicação dos fenômenos observados.
Experimentação e interpretação dos resultados: Nesta etapa, vem as experiências em laboratório, para que as medidas e a formulação matemática possam dar "sentido" às hipóteses para se transformar numa teoria, e por conseguinte numa lei.
Comprovação ou Conclusão: E por fim, nesta última etapa é a coroação de todo trabalho feito. Se as explicações conseguirem prever o fenômeno e suas particularidades, a teoria é consolidada numa lei, caso contrário, deve-se voltar às etapas anteriores e começar tudo de novo.

Portanto, caros religiosos, os cientistas não ficam jogando por aí hipóteses e teorias sem fundamento, na base do achismo. A coisa é muito mais complicada do que "Foi Deus que fez" ou "Deus age de formas misteriosas".

É por isso que Ciência e Religião NUNCA vão andar de mãos dadas, pois em relação a Religião, faltam evidências, fatos observáveis e medidas. A Religião depende da fé, de crer sem explicação nenhuma. Não é assim que a Ciência funciona!

2 comentários:

  1. Eu tenho para mim que as religiões só surgiram para dar a falsa (para alguns confortável) sensação de que há um propósito em nossas vidas, e que nossa espécie foi escolhida por um deus qualquer que deu a nós o poder do pensamento. Para mim somos apenas uma espécie de macacos mutantes que para sobreviver, tornou-se tão mais adaptada que desenvolveu a inteligência.

    Os cristãos ficam bravos quando a ciência não consegue provar a existência de Jesus. Não há nenhum relato histórico a respeito. Eles acreditam nos milagres, que para mim são totalmente contra as leis da física, da biologia e da química, tais como andar na água, multiplicar pães, transformar água em vinho, ou ressuscitar pessoas. Estes escritos da Bíblia (um livro inventado para dar suporte a tantas baboseiras) tem servido como o melhor argumento dos cristãos. Ridículo. É só ter um pingo de inteligência para desconfiar que tudo isso foi forjado por uma turminha de espertos. A ideia de que somos especiais, e teremos uma vida após a morte, serve para confortar pessoas em velórios. Eu tenho quase (pois é uma hipótese minha que não pode ser testada) certeza de que tudo acaba depois que morremos, e se eu estiver errado, não vai ser essa ideia de que terei uma recompensa após a morte, por ter sido bonzinho durante a vida, que vai me ditar o que devo fazer ou não por estas bandas. Alguém um dia me disse que se assim sendo, as pessoas fazem coisas boas durante a vida apenas por interesse de ganhar um lugar no céu. Não quero me sentir assim, interesseiro. Gosto de fazer coisas boas, ser honesto, não roubar, não matar, pelo simples fato de achar que o mundo em que vivo se torna melhor se assim procedermos, e então desta maneira podemos conviver pacificamente.

    Agora, se tem uma coisa que fico puto é quando a religião fica tentando se meter e dar pitacos em assuntos das Ciências. Esta última já provou ser muito mais útil do que as coisas místicas. Quem desenvolveu vacinas, estas mesmas que tomamos quando crianças, tanto nós como os cristãos, para nos livrarmos de tantas doenças que na Idade Média, onde o pensamento da Igreja Católica predominava, matava gente em massa, foi a Ciência, e não as orações e rezas mostradas na Bíblia. Quem fez com que enxergássemos o nosso verdadeiro, e insignificante papel no Universo foi a Ciência, e não os relatos bíblicos. Para mim, é tudo muito claro. Eu temo que as religiões e suas tentativas de minimizar os feitos e descobertas de Darwin e tantos outros, através de pastores e políticos imbecis de bancadas evangélicas de nosso próprio país, acabem promovendo mais guerras e matanças, incitando a discriminação de ordem religiosa, estimulando a homofobia, e usando de novo tão somente alguns trechos e versos da Bíblia.

    Espero não estar mais vivo para ver, este sim, umverdadeiro inferno ao qual as religiões nos levarão cedo ou tarde.

    Muito bom post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Concordo com tudo que você escreveu. E não demora muito para o Brasil eleger um presidente dessa linha evangélica mais podre da sociedade. O crescimento da bancada evangélica é evidente e logo num futuro próximo, esse fato pode ocorrer.

      E isso dá medo, pois nós vimos uma candidata a presidente, que era voltada a esquerda, ou seja, a favor dos movimentos sociais, sendo repreendida publicamente pelos malafaias e felicianos que compõe o nosso quadro legislativo. A todo momento, ela mudava seu discurso numa clara submissão à esses canalhas. Mesmo sendo evangélica, eu acreditava nela, depois das eleições do ano passado, nem pensar. Ainda mais quando ela apoiou o PSDB.

      Espero não estar vivo para presenciar isso!

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google