Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

4 argumentos que pregam a união entre Ciência e Religião... Só que não!!!





Tenho lido muito por aí que a Religião e a Ciência tem que andar com as mãos dadas, pois uma complementa a outra, o que não é a verdade. A religião é movida pela fé sem explicação e a Ciência em fatos e evidências que podem ser medida e/ou comprovadas em laboratório.

fonte: Dorgas on Fire!

Abaixo, demonstro 4 argumentos na qual os religiosos afirmam que o Cristianismo vem sempre apoiando a Ciência e a Tecnologia desde a Idade Média:


1 - A Igreja Católica, mãe da civilização moderna, criou a primeira universidade.

Toda vez que enumeramos as atrocidades que o Cristianismo fez na Idade Média, sempre tem alguém evocando que nunca foi contra a Ciência, tanto é que ela criou a primeira universidade no mundo, que foi a de Bolonha, na Itália, no século 13 cujos estudos impulsionou a intelectualidade e toda Revolução Científica nos séculos que se seguiram. Só que não... Certos estudos nunca podiam ir contra os dogmas e as doutrinas da Igreja Católica.

2 - Inúmeros padres e monges desenvolveram ciência e tecnologia no decorrer dos séculos

Normal. Padres e monges tinham acima de tudo inteligência para desenvolver muitas coisas. Eu concordo, mas sem questionar sua própria fé e a existência de Deus. Eles tinham um limite a qual nunca poderiam cruzar mas concordo que muitos foram importantes para a Ciência e a Tecnologia da época. Tiveram grandes feitos!

3 - Cientistas importantes do passado eram católicos e acreditavam em Deus.

Pense bem, você vive numa sociedade cristã e a tendência é a crença na existência de um ser supremo que criou tudo, ou seja Deus. Você cresce sendo bombardeado com esse pensamento. Mesmo que você desenvolva teorias científicas a respeito do universo e do homem, você nunca vai poder tirar Deus da equação, sob pena de ser lançado na fogueira pelo tribunal da Santa Inquisição. Galileu, Newton, Giordano Bruno, e tantos outros ousaram ir além, desafiando alguns dogmas e doutrinas, uns foram queimados outros perdoados. Alguns cuja família detinha poder e riqueza nem foram incomodados, mostrando que a corrupção vem de longe. Esse era o retrato da Idade Média. Se Darwin nascesse nessa época, o destino dele já estava marcado!

4 - Design Inteligente = A teoria criacionista que diz unir ciência e religião

Em poucas palavras, o DI evoca o Deus das lacunas. Uma causa inteligente em contraposição da seleção natural! Ela até aceita as descobertas científicas recentes, pois não dá para negar fatos e evidências, mas quando há algo em que a ciência não sabe explicar, ou seja como aquilo surgiu ou se desenvolveu, a coisa é simples... Foi Deus que fez!
O DI não concorda com a idade do universo, que para essa teoria o universo teria 6000 anos de idade, contrapondo os 14,8 bilhões de anos da Cosmologia moderna, e com o fato do homem ter uma origem em comum com um ancestral que também deu origem aos macacos, mas essa teoria criacionista pode até aceitar parte da Evolução, mas tendo Deus como condutor, é claro!

Estamos em pleno século 21, onde a igreja não mais tem poder no mundo, e as pessoas são livres para pensar, questionar e usar a razão. Hoje, inúmeros cientistas podem afirmar com toda a certeza que na criação do universo e da vida, não há a necessidade de por Deus na equação, pois o acaso, as condições do ambiente e a seleção natural são fatos incontestáveis e provados com a observação e as experiências.

A Ciência, desde sempre, não se conforma com o "Foi Deus que fez isso". Tem que ter evidências, fatos e medidas. Por isso Religião e Ciência nunca caminharão de braços dados, pois enquanto a primeira depende da fé sem explicação, a segunda vai fundo na questão do conhecimento alem do empírico, buscando a causa e as leis que regem determinados fenômenos.




Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



2 comentários :

  1. Perfeito. Também acho que cada vez mais uma delas irá se distanciar da outra, pois quando o debate aperta, a religião tem sempre como saída as coisas que foram escritas em livros que seus adeptos consideram sagrados, mas que devem ter sido escritos por um conjunto de pessoas muito espertas e interessadas em ludibriar o povo com conversinhas ridículas de um tal de salvador, que nem existiu de fato. Meu caro. O ser humano precisa de uma explicação para as perguntas: O que somos? Para onde vamos? Eu tenho a minha convicção de que não há coisa alguma depois que morremos. É muito mais lógico pensar assim, apesar de ser frustrante, mas temos que encarar as evidências. Ninguém consegue ou conseguiu de verdade contato com mortos, seja de que maneira for, para provar que há algo depois.

    Agora, quanto a intromissão das religiões na Ciência, não vou nem falar o que eu penso, porque você já deve saber. É muita ignorância desse povo que defende o Design Inteligente. Fico furioso em pensar quanta gente é ludibriada por promessas de um paraíso, e passam a vida toda limitando seus desejos sadios, como sexo, por exemplo, e se deixando escravizar por padres, pastores, rabinos, e por aí vai. Se eles e seus atos ficassem bem distantes de mim, nem ligava, mas o problema é que acabam influindo na escolha de representantes políticos. Fico preocupado quando coloco em um canal e vejo o monte de gente sendo enganada nos cultos de um Waldomiro Soares, ou RR Soares. Esses sem-vergonhas têm mesmo o poder de dizer aquilo que os ignorantes querem ouvir. Tá difícil conviver com esse crescimento. Na minha escola tem um monte de evangélicos, e eu nem sei mais o que fazer pra convencê-los do quanto a Ciência proporcionou com a maioria dos avanços que a Religião por vezes tentou até impedir. Acontece que a maioria dos alunos evangélicos são muito influenciados pelos pais, e acabam seguindo a mesma linha. Não vejo como reverter isso a não ser pela educação dessa gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, caro amigo! O pior é que tem gente no congresso desengavetando o projeto de inserir o Criacionismo nas escolas. Durma-se com um barulho desses! :)

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.