quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Os temas dinâmicos do Material You podem chegar aos smartphones de outras empresas

Os temas dinâmicos do Material You podem não ser exclusivos dos Pixels por muito tempo. A Google está prestes a adicioná-lo ao AOSP após o lançamento inicial do Android 12.    

fonte: Android Police

Um dos principais recursos do Android 12, pelo menos nos dispositivos Pixel, é a nova linguagem de design Material You e seu componente principal, o sistema de temas "Monet". É uma abordagem pouco convencional para os temas do Android, montando automaticamente uma paleta de cores com base no papel de parede do usuário e aplicando-a em toda a interface. Isso é bom para os próprios smartphones da Google, mas e quanto aos de outros fabricantes? Embora esse sistema de temas não chegue ao AOSP a tempo para o Android 12, agora parece que a Google está planejando fazer temas dinâmicos de código-fonte aberto para um futuro lançamento do Android.

A Google disse inicialmente durante a I/O 2021 que o sistema de temas dinâmicos no Android 12 estaria chegando aos Pixels no início e, de fato, os beta do Android 12 que estamos vendo baseados no One UI (assim como o ColorOS 12 beta do Oppo) têm nenhum sinal de tema baseado em papel de parede em qualquer lugar em suas interfaces, algo que pode ser pelo menos parcialmente explicado por estar ausente do lançamento de código aberto inicial do Android 12. O pessoal da XDA-Developers, no entanto, avistou um commit recente chamado "add monet to AOSP".

Este patch estava inicialmente disponível apenas no branch Android 13, mas foi então selecionado especificamente para o branch Android 12-sv2, ao qual o XDA e outras lojas estão se referindo como "Android 12.1", uma vez que será acompanhado por um aumento de versão da API para API 32. Esse tipo de mudança acompanha grandes ou pequenos solavancos de versão, e o ciclo de lançamento do Android não viu um salto "menor" formal desde o lançamento do Android 8.1 com um salto para a API 27 em 2017. Até agora, mudanças no Android 12.1 inclui um novo papel de parede AOSP padrão (a primeira vez que ele é realmente alterado desde o Android 7.0 Nougat em 2016) e algumas melhorias para a experiência dobrável.

O XDA também conseguiu capturas de tela de uma compilação AOSP interna deste "Android 12.1" e como essa implementação de código aberto de Monet funcionará, e é muito semelhante às compilações do Pixel, com vários outros elementos de interface do usuário Material You também a reboque:

fonte: Android Police

Não temos ideia de quando essa atualização para o Android 12 será lançada, se é realmente "Android 12.1" ou apenas uma versão silenciosa que também será chamada apenas de Android 12, mas pode ser em algum lugar na época do Pixel 6 e Pixel 6 Pro chegar. Isso ainda não é garantia de que o Monet usará skins OEM de terceiros - afinal de contas, sempre cabe aos fabricantes de smartphones individuais decidirem se desejam oferecer suporte a essas coisas em suas interfaces de usuário personalizadas ou não. Mas pelo menos eles poderão se realmente quiserem.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google