sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Novidades no Android: Novos controles de acessibilidade por gesto facial

Abra um sorriso, porque os novos controles de acessibilidade por gesto facial do Android são oficiais As trocas de câmera e a ativação do projeto trazem gestos baseados no rosto para comunicação e controle do smartphone.  

 

fonte: Android Police

Acessibilidade é um assunto que afetará a todos nós eventualmente - alguns de nós mais cedo do que outros. Honestamente, é muito difícil tornar o tópico atraente ou comercializável em comparação com os recursos maiores e mais chamativos do Android, mas quando você está impedido de fazer algo da maneira "normal", a acessibilidade é muito importante e também é um ponto de frustração quando o a maior promessa da tecnologia é sua flexibilidade e extensibilidade. Para ajudar com isso, a Google está adicionando dois novos recursos que ajudam pessoas com deficiência motora a usar o Android.

A maioria de nós considera certas coisas muito simples, como ser capaz de cutucar uma tela com precisão. Mas para aqueles com doenças como ELA, distrofia muscular, esclerose múltipla avançada ou lesão na coluna, pode não ser tão fácil digitar uma mensagem ou iniciar um aplicativo. O Android e a Google já tentam permitir que você use seu smartphone de maneiras diferentes, com recursos de acessibilidade como Look to Speak, Live Caption, Amplificador de som e Action Blocks (entre outros). Ea Google anunciou formalmente várias mudanças novas para melhor ajudar mais pessoas a usar seus dispositivos.

Camera Switches (Trocas de Câmera)

A primeira mudança é chamada de Camera Switches, um recurso para o acesso com interruptor existente que agora permite usar o Android apenas com o rosto. Na verdade, a Google começou a lançar o recurso por meio de uma atualização beta do aplicativo Android Accessibility Suite em agosto; nós apenas não sabíamos que era assim que se chamava.

fonte: Android Police

As opções de câmera permitem que você defina um gesto facial (olhar para a esquerda, para a direita ou para cima; sorrir, levantar as sobrancelhas ou abrir a boca) para uma ação específica. Você pode personalizar a sensibilidade do gatilho para cada gesto para garantir que só aconteça quando você quiser e atribuir funções como rolar para frente ou para trás, navegar para casa ou voltar, ou até mesmo coisas simples como pressionar longamente. Você também pode aumentá-lo com o suporte existente do Switch Access para switches físicos.

No final das contas, a combinação soa como se você pudesse usar seu smartphone inteiramente usando apenas o rosto. Nenhum toque, hardware externo ou controle fino do motor é necessário. É certo que provavelmente demorará mais para fazer as mesmas coisas. Mais informações sobre como fazer isso estão disponíveis aqui.

Project Activate (Projeto Ativar)

fonte: Android Police

Project Activate é outra nova mudança da Google, e é meio parecido, permitindo que você use os mesmos gestos faciais que o Camera Switches usa, mas você será capaz de ativar ações predefinidas mais complicadas, como fazer seu dispositivo dizer uma frase ou faça uma ligação. É um aplicativo independente que acaba de ser publicado na Play Store.

Isso significa que, em vez de carregar um dispositivo gerador de fala caro ou complicado, você pode simplesmente usar seu smartphone para acionar um punhado de frases comuns. Isso pode abranger uma gama de mensagens complicadas com várias palavras até algo tão simples como ter uma maneira rápida de dizer "sim" ou "não".

Além desses dois novos recursos, a Google também está lançando algumas mudanças em seu aplicativo Lookout para pessoas com deficiência visual. Caso você não esteja familiarizado, o aplicativo permite que você aponte o snartphone para as coisas e faça com que ele as descreva, abrangendo uma gama desde a leitura de documentos físicos até a descrição de rótulos de alimentos para que você possa distinguir os potes na despensa. Agora também será capaz de ler documentos manuscritos, incluindo coisas como post-its ou cartões de aniversário - primeiro para idiomas latinos, mas outros estão planejados. O modo de moeda agora também pode reconhecer euros e rúpias.

A maioria de nossos leitores provavelmente pulará essas histórias de acessibilidade, e é uma pena. Milhões de pessoas contam com recursos como esses apenas para poder usar seus dispositivos, muitos de nós acabaremos precisando deles quando ficarmos mais velhos, e a tecnologia por trás de como eles funcionam está se tornando cada vez mais sofisticada e fascinante como recursos mais convencionais. Não é uma má ideia acompanhar esse tipo de mudança, não apenas para considerar o tipo de impacto que pode ter sobre nós no futuro, mas é algo que estamos cientes quando acomodamos os outros.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google