domingo, 26 de setembro de 2021

Como usar o Google Sites

Você quer construir um site gratuito? A Google oferece essa opção. Aprenda nesta postagem como usar o Google Sites.  

fonte: How to Geek

Se você decidiu experimentar o Google Sites e criar um site gratuito, precisa conhecer os prós e contras. Aqui, orientaremos você nas noções básicas de uso do Google Sites: navegação, recursos e configurações.

Navegando no Google Sites

Assim como outros aplicativos da Google, como Drive, Documentos e Planilhas, você tem uma tela principal simples. Na parte superior você tem modelos e na parte inferior seus arquivos.

O uso de um modelo oferece um ponto de partida para a criação de seu site. Selecione um na parte superior ou clique em “Galeria de modelos” para ver a coleção inteira. Você também pode começar com a opção Site em branco.

Tela principal do Google Sites, fonte: How to Geek

Depois de escolher um modelo ou a opção em branco, a tela de construção de sites aparecerá e deve ser familiar para você. Ela é estruturada da mesma maneira básica que outros aplicativos da Google.

Tela de criação de página do Google Sites, fonte: How to Geek

No canto superior esquerdo, clique no ícone para retornar à página principal do Google Sites ou no texto para nomear seu arquivo.

Parte superior esquerda de uma página do Google Sites, fonte: How to Geek

No canto superior direito, você tem vários ícones. Começando à esquerda, você verá Desfazer, Refazer, Visualizar, Copiar um link, Compartilhar, Configurações, Mais, Publicar e o ícone do seu perfil.

Canto superior direito de uma página do Google Sites, fonte: How to Geek

No lado direito da tela estão as ferramentas que você usará para criar seu site. Você tem três guias para Inserir, Páginas e Temas.

  • Inserir: adicione elementos de página como uma caixa de texto, imagem, sumário, calendário, arquivo e muito mais.
  • Páginas: gerencie as páginas do seu site. Você pode adicionar uma página ou subpágina, duplicar uma página, visualizar as propriedades da página ou ocultar uma página da navegação.
  • Temas: comece ou não com um modelo, você pode alterar o tema do seu site a qualquer momento. Escolha um tema para alterar a aparência, fontes e cores.

Abas Inserir, Páginas e Temas, fonte: How to Geek

Criação de uma página no Google Sites

No topo da sua página, você tem pontos para o nome do seu site, o título da página e uma imagem.

  • Clique no texto “Inserir nome do site” para nomear seu site e clique em “Adicionar logotipo” se você tiver um para usar.
  • Clique na caixa de texto “Título da sua página” para dar um título à página.
  • Clique na imagem do cabeçalho e escolha “Alterar imagem” e “Tipo de cabeçalho” para alterá-los.

Edite o cabeçalho da página, fonte: How to Geek

Para a maior parte da construção de sua página, você usará a guia Inserir à direita. Você pode criar uma página em minutos usando estes recursos:

  • Uma seleção de layouts
  • Caixas de texto
  • Imagens
  • Opções de incorporação
  • Texto recolhível
  • Índice
  • Carrossel de imagens
  • Botões
  • Divisores
  • Marcadores
  • Gráficos
Elementos de páginas, fonte: How to Geek

Além disso, você pode inserir itens de outros aplicativos da Google, incluindo YouTube, Mapas, Documentos, Apresentações, Planilhas e Formulários.

Se você deseja organizar o texto com mídia como imagens, pode escolher um dos seis layouts para ajudá-lo a posicionar seus itens. Basta clicar em um layout e ele aparecerá em sua página com marcadores de posição.

Use um layout de página, fonte: How to Geek

Se você preferir organizar seus itens sozinho, clique em qualquer item na parte superior ou inferior da guia Inserir para colocá-lo em sua página.

Insira um elemento de página, fonte: How to Geek

Configurando os elementos da página

Depois de colocar itens em sua página, você poderá configurá-los. Por exemplo, se você clicar para inserir um botão, você imediatamente dará a ele um nome e incluirá um link.

Insira um botão, fonte: How to Geek

Ou se você adicionar um Google Agenda, você escolherá a agenda a ser exibida e, em seguida, escolherá mostrar itens como o título, botões de navegação e visualização da agenda clicando no ícone de engrenagem na barra de ferramentas.

Insira e configure um Google Agenda, fonte: How to Geek

Quando você insere elementos de página, seja usando um layout ou forma livre, eles residem em seções. As seções são destacadas em azul quando você seleciona um item dentro. Em seguida, à esquerda da seção, você tem opções adicionais.

Use a alça de arrasto para mover a seção para cima ou para baixo. Ou use a barra de ferramentas para escolher um fundo de seção, duplicar a seção ou excluí-la.

Mover ou configurar uma seção da página, fonte: How to Geek

Ajustando as configurações

Como você sabe, criar um site vai muito mais além do que apenas construir as páginas. Você pode ajustar a navegação, adicionar um domínio personalizado ou usar um banner de anúncio. Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito para abrir as configurações.

Use as opções à esquerda para escolher a posição e cor de navegação, adicionar imagens de marca, usar um ícone de informações e links de âncora, configurar um domínio personalizado, conectar seu ID do Google Analytics e criar um banner de anúncio.

Ajuste as configurações do site, fonte: How to Geek

Publicando seu site

Quando você estiver pronto para divulgar seu site, seja para as massas ou para um grupo selecionado, clique em “Publicar” no canto superior direito.

Se você não configurou um domínio nas configurações acima, pode fazê-lo aqui clicando em “Gerenciar” em Domínio personalizado. Caso contrário, seu endereço da web começará com http://sites.google.com/view/ com o nome do seu site após a barra.

Para ajustar quem pode ver seu site, clique em “Gerenciar” ao lado de Qualquer pessoa. Para manter seu site longe dos mecanismos de pesquisa, marque a caixa na parte inferior. Clique em “Publicar” e pronto!

Publicar um site, fonte: How to Geek

Embora haja muito mais para aprender sobre os recursos e configurações disponíveis no Google Sites, esta introdução deve ajudá-lo a começar com o pé direito! E se você estiver interessado em opções adicionais, dê uma olhada nesses outros construtores de sites.

fonte: How to Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google