via The Next Web |
Os ataques de negação de serviço (DDoS) foram contra a Dyn, uma empresa que fornece serviços de DNS no mundo inteiro.
A Dyn tem uma lista enorme de clientes, além das que mencionei acima, podemos também citar a PayPal, GitHub, Pinterest, Reddit, Netflix, Disqus, Box, CNN e New York Times. Os ataques duraram por toda a sexta, e parece que o responsável exigia cerca de 5 bitcoins para cessar os ataques, e prometia a cada dia aumentar a extorção em mais 5 bitcoins.
Um ataque de DDoS usa várias máquinas para atacar um servidor central. Estas solicitações do servidor sufocam a rede e permitem que poucos, se houver, que os pedidos legítimos passem. Quando um usuário tenta acessar este servidor, uma mensagem de que o site não está disponível aparece.
Este ataque foi tão maciço por causa da forma como ele foi realizado. Ao invés de atacar servidores individuais em sites como Twitter, Reddit, e Github, o atacante foi atrás da Dyn, um provedor de DNS (Domain Name System). A DynDNS é responsável por transformar um protocolo de internet (IP) em um site de fácil leitura, ao invés de uma série de números e pontos, você vai ter algo como isto: crazyseawolf..blogspot.com.
O que os hackers fizeram, de acordo com DynDNS foi usar dispositivos conectados (roteadores, hubs inteligentes, termostatos, fechaduras inteligentes, etc.) para atacar a Dyn, resultando em servidores que não podiam deixar passar os pedidos devido aos aumentos maciços na atividade. Os dispositivos que trabalham para esses sites "enlouqueceram" quando o ataque começou. Com a queda do DynDNS, cada site que usa o serviço foi caindo em seqüência, como se fossem dominós!
Quanto maior o nível de segurança, maior é a habilidade usada para quebrá-la e a cada dia, os hackers se mostram capazes. E isso dá medo, pensando que tudo está conectado a internet, percebemos como um ataque desses pode ser devastador. Tentem imaginar o estrago que isso pode causar em dispositivos inteligentes, carros autônomos entre outras coisas.
A capacidade humana para qualquer tipo de crime não tem limites!
Fonte: The Next Web